Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press
Está pronta para sair nesta semana uma portaria da Controladoria-Geral do DF que prevê regras mais rígidas para controle na contratação de empresas que têm como sócios servidores públicos. Para evitar irregularidades, que podem levar até à demissão de funcionários quando houver conflito de interesse, o GDF, antes de fechar negócio com entidades privadas, deverá cruzar o CPF dos sócios com os dos servidores, para verificar se o gerente ou administrador da empresa trabalha no órgão público responsável pelo contrato ou pela licitação.
Para o XI Congresso Brasileiro de Regulação, em Maceió, de 14 a 16 de agosto, participarão 60 agências reguladoras do país. Brasília, com a Adasa, bate o recorde de participantes. Até agora foi pedido credenciamento para 20 pessoas, mais quatro diretores e um chefe de gabinete. Que fartura!
Com a concessão do estádio Mané Garrincha para a iniciativa privada, representantes do Botafogo e do Corinthians acenaram com a possibilidade de trazer para Brasília os seus e outros times de futebol feminino.
Com o acervo de conversas do Telegram hackeadas do telefone de quase mil autoridades e personalidades públicas, a Polícia Federal se tornou a instituição mais poderosa da República. Não à toa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, sugeriu que o material apreendido na Operação Spoofing seja destruído. Segredos e intimidades estão guardados ali.
Entrou em vigor lei que proíbe condenados pela Lei Maria da Penha ou por violência contra crianças, idosos e adolescentes de assumir cargos em comissão ou funções gratificadas no Distrito Federal. O projeto tem autoria do deputado João Cardoso (Avante).
Depois de defender a suspensão da obrigatoriedade do uso de cadeirinhas especiais para transporte de bebês, o presidente Jair Bolsonaro disse acreditar não ser necessária a exigência de aulas de autoescola e exames para tirar carteira de motorista.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) pretende lançar um programa de desburocratização da máquina pública para agilizar os procedimentos no GDF. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Cidadania. “Isso passa por um processo de tecnologias novas, de incentivo a novas tecnologias. O Distrito Federal estava muito atrasado nessa área e vamos partir agora para esse campo”, disse Ibaneis.
“Parabenizo a Polícia Federal pela investigação do grupo de hackers, assim como o MPF e a Justiça Federal. Pessoas com antecedentes criminais, envolvidas em várias espécies de crimes. Elas, a fonte de confiança daqueles que divulgaram as supostas mensagens obtidas por crime”
Sérgio Moro, Ministro da Justiça e Segurança Pública
“Deltan e Fux receberem Dinheiro da XP investimentos para participar de reuniões clandestinas e por que não dizer conspiratórias, com banqueiros para tratar de ‘Lava-Jato e eleições 2018’ . É, sem dúvida, o maior dos escândalos desde o começo dos vazamentos!”
Deputada Érika Kokay (PT-DF)
Apaixonado por motos, o ex-governador Agnelo Queiroz esteve ontem, como em anos anteriores, no Brasília Capital Moto Week. Lá, esbarrou com Ibaneis Rocha e ouviu do governador uma promessa. Ibaneis disse que vai tirar carteira de motorista de moto, ajudar a melhorar o evento e irá, no próximo ano, motorizado em duas rodas. O encontro foi amistoso. Agnelo deu em Ibaneis seu forte abraço característico.
No meio jurídico, a aposta é de que o presidente Jair Bolsonaro não vai ouvir políticos ou integrantes de sua equipe nas nomeações para tribunais. Deve consultar os grupos que o apoiam: evangélicos, militares e os filhos. Para saber quem exerce influência no DF, uma boa pedida é aguardar a escolha de Bolsonaro para a próxima vaga no TRE-DF. Será um bom termômetro para a disputa pela vaga da OAB-DF no Tribunal de Justiça do DF. A conferir.
Se, em 2022, Lula era o candidato com mais condições de vitória, em 2026 ele…
A senadora Leila Barros (PDT-DF) integrou a comitiva do presidente Lula que viajou à Itália…
Da coluna Eixo Capital/Ana Maria Campos Num momento em que a esquerda precisa de renovação,…
Por Ana Maria Campos, Em defesa da educação A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá,…
Por Arthur Souza, Após uma tentativa frustrada de realizar a segunda reunião, a Comissão Parlamentar…
Por Arthur Souza, Após o Correio antecipar, no último domingo, detalhes do projeto de lei…