Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press
A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social discute a criação de um órgão de controle externo da atividade policial. O debate ainda está em fase preliminar, mas já suscita polêmica e resistência, especialmente entre policiais e parlamentares ligados à segurança pública.
A ideia é criar uma inspetoria, que receberia denúncias como as de excessos de policiais durante operações, por exemplo. Hoje, esse trabalho já é feito pelo Ministério Público do DF. O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) do MPDFT recebe reclamações e denúncias de abusos e até crimes cometidos por agentes de segurança.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, não há previsão de publicação do decreto para criação da inspetoria, já que as discussões são preliminares. De acordo com a pasta, o debate envolve a Direção-Geral da Polícia Civil e o comando da Polícia Militar. A ideia do governo é incluir integrantes da sociedade civil nesse novo órgão de controle externo e social.
Na tarde desta quarta-feira (23), o deputado federal Alberto Fraga (DEM), que é militar reformado da PM, discursou na tribuna da Câmara dos Deputados e criticou duramente a proposta. Fraga chamou a nova inspetoria de “Gestapo”. Ontem, o distrital Welington Luiz (PMDB), agente da Polícia Civil, também discursou na Câmara Legislativa com críticas à proposta.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Renato Barros, advogado, cientista político, irmão do governador Ibaneis Rocha…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), com a autoridade de quem comanda…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O orçamento do Distrito Federal para 2026, aprovado pelos deputados distritais…
ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…