vacinacao_eixo Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

GDF já admite a possibilidade de comprar vacinas contra a covid-19

Publicado em Eixo Capital

Até então, completamente descartada pelo GDF, a compra direta de vacinas começa a ser vista como uma opção no governo local. O tema está em debate. A espera pelas doses enviadas pelo Ministério da Saúde e a incerteza em relação à quantidade e às datas para a chegada são fatores que podem pesar para que o DF decida, caso possível, adquiri-las por conta própria. É consenso de que a capital federal poderia estar muito mais adiantada no processo de imunização não fossem os percalços do ministério. Por outro lado, o ministro Eduardo Pazuello tentou tranquilizar governadores, em reunião ontem (18/2), e garantiu que o Brasil terá mais de 450 milhões de doses até o fim do ano.

Notícia repetida

Os alagamentos e estragos da chuva em regiões como a Asa Norte tornaram-se notícia repetida. Sempre que há temporais, a população sabe que os problemas vão se repetir. Há projeto atualizado e pronto para licitação para que sejam feitas obras de drenagem no Plano Piloto, mas, até agora, não há sinal de que sairá do papel.

Ferramenta

A Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), lança, nesta semana, uma plataforma para que a população acompanhe dados sobre a vacinação nos estados brasileiros. A comissão é presidida pelo deputado distrital, Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Nova viatura

A Câmara Legislativa abriu pregão eletrônico para a compra de viatura nova para uso nas atividades desenvolvidas pela Policia Legislativa da Casa. A licitação está marcada para 3 de março e será por menor preço. O veículo será uma caminhonete com adaptações para o tipo de uso, como mecanismo de sinalização. O valor é estimado em cerca de R$ 270 mil.

Lamento

A morte do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, deixou a classe política do DF em choque. É mais uma prova de que a covid-19 não é brincadeira. Maia, que acabou vítima da doença, participou de movimentos importantes de combate à pandemia no comando da entidade e esteve muito ativo até ser internado pelas complicações causadas pelo vírus.

Homenagem

O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), propôs a mudança do nome do Estádio do Cruzeiro. A ideia é homenagear o ex-deputado distrital Odilon Aires, que morreu em outubro do ano passado. Aires foi presidente regional do PMDB, hoje MDB, e ocupou cargos no governo de Joaquim Roriz. Ele também foi administrador do Cruzeiro, por isso a proposta de Prudente.

Só papos

“Se houve um mandado, não houve flagrante. Se há flagrante, não há necessidade de mandado. Que bom termos um Presidente da Câmara sereno e firme. Plenário é soberano. Fique firme, Daniel Silveira, estamos com você.”
Carla Zambelli (PSL-SP), deputada federal

“A imunidade parlamentar não é absoluta, conforme nossa jurisprudência. Imunidade não é impunidade. Esses ataques de milícias contra a democracia devem ser repelidos. O STF não pode ser coagido na sua missão constitucional.”
Robério Negreiros (PSD), deputado distrital