Futuro secretário de Segurança quer investir na ressocialização: “não adianta apenas prender”

Compartilhe

PEDRO GRIGORI

A ressocialização será uma das pautas prioritárias da gestão do secretário de Segurança Pública da gestão de Ibaneis Rocha (MDB), o delegado federal Anderson Gustavo Torres. Em concordância com o emedebista, o futuro líder das forças de segurança do DF afirma que respeitar os direitos humanos é uma “obrigação legal”.

Em coletiva de imprensa no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), onde ocorrem as reuniões da equipe de transição, o policial federal afirmou ser contrário à proibição do saidão. “Estou muito preocupado com a ressocialização dos presos. Não adianta apenas prender. Precisamos saber o que fazer com essas pessoas ao sair do sistema (prisional)”, explicou. Para isso, o futuro secretário quer fortalecer a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Anderson recebeu convite para integrar a equipe de Ibaneis na terça-feira (6/11) e diz ter sido pego de surpresa. “Sou brasiliense nascido e criado aqui. O tamanho da alegria é o tamanho da responsabilidade”. Uma das prioridades do policial federal será “melhorar a vida do cidadão de Brasília e aumentar a sensação de segurança”.

Até então, o futuro secretário trabalhava como chefe de gabinete do deputado federal Fernando Francischini (PSL/PR), ligado ao futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele também atuou na Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, vinculada à PF de Curitiba e ao futuro Ministro da Justiça, Sérgio Moro. O futuro chefe da Segurança garante conhecer e admirar Bolsonaro e Moro, mas ressalta que mantém uma relação apenas profissional com os dois.

Reabrir delegacias

Uma das principais promessas de campanha de Ibaneis Rocha é a reabertura em tempo integral das delegacias de polícia do DF. Até o momento, Anderson garante não ter uma data certa para cumpri-la. “Ainda não tenho os dados em mãos. Vou começar a andar pela Secretária e pela PM e Polícia Civil. Mas nossa ideia é fazer isso (reabertura das delegacias) o mais rápido possível”.

O futuro secretário também reafirmou compromisso de Ibaneis de inaugurar novas unidades da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). “O governador se comprometeu e nós vamos tentar viabilizar isso. Abrir o que foi fechado e proporcionar à população do DF a segurança que ela merece”.

Além do nome de Anderson, Ibaneis definiu nas últimas semanas a futura comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Sheyla Soares Sampaio, e o próximo diretor-geral da PCDF, delegado Robson Cândido.

Nos próximos dias devem ser divulgados também os nomes das demais chefias de segurança – Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). “Essas decisões têm sido colegiadas. Os melhores estão sendo escolhidos”, acrescenta o futuro secretário de Segurança.

Ana Viriato

Posts recentes

  • CB.Poder

Ibaneis envia à Câmara Legislativa projeto que autoriza uso de imóveis da Terracap como garantia para empréstimo do BRB com Fundo Garantidor

ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou nesta noite (20/02) à Câmara Legislativa…

5 horas atrás
  • CB.Poder

Chico Vigilante quer convocar presidente do BRB

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou requerimento de convocação do…

20 horas atrás
  • CB.Poder

TJDFT deve eleger desembargador Jair Soares para a presidência

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios…

21 horas atrás
  • CB.Poder

No desfile em homenagem a Lula, quem ganhou foi a oposição, diz professor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL   À QUEIMA ROUPA: Marcelo Vitorino, estrategista, consultor e professor de marketing…

1 dia atrás
  • CB.Poder

MPDFT requisita abertura de inquérito para apurar conduta de PM que lançou spray de pimenta no deputado Fábio Félix

ANA MARIA CAMPOS O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou à Corregedoria…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Caldeirão eleitoral no DF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux A disputa interna no clã Bolsonaro, que opõe…

3 dias atrás