Um ex-servidor público foi condenado a devolver R$ 18,7 mil aos cofres públicos do Distrito Federal por ter recebido salário sem ter comparecido ao trabalho, de acordo com auditoria técnica do próprio GDF.
O servidor foi nomeado em agosto de 2014 para exercer cargo de comissão na Subsecretaria de Administração Geral da Vice-Governadoria do DF.
Após inspeção, o governo local verificou que o funcionário estava lotado em outro setor e era desconhecido pelo chefe da área em que trabalhava.
O processo administrativo concluiu que havia a responsabilidade do servidor e entendeu que existia a necessidade de ressarcimento.
O processo foi remetido à Procuradoria Geral do DF e e o réu foi notificado extrajudicialmente para tentar um acordo amigável com a devolução dos valores irregulares. O ex-servidor, no entanto, não se pronunciou.
“A prova documental acostada (…) demonstra que o réu, submetido a processo administrativo e judicial, sob crivos rigorosos do contraditório, da ampla defesa e da legalidade, não se desincumbiu de comprovar qualquer elemento que afastasse a sua responsabilidade pelo dano causado”, diz trecho da decisão é do juiz substituto da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF, Mario Henrique Silveira.
O magistrado acatou os pedidos do DF e determinou a devolução do valor. “Visto à revelia da parte ré e a presunção de veracidade dos atos praticados pelo Distrito Federal, pressupondo-se verdadeiros os fatos alegados na inicial, a procedência dos pedidos é medida que se impõe”, decidiu.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…