frejat Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Frejat está em tratamento de câncer no pulmão

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Um dos políticos mais queridos e respeitados do DF vive um drama pessoal. O ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, 83 anos, passa por um tratamento de câncer de pulmão. Tem enfrentado sessões de quimioterapia que o deixam enjoado e debilitado. Frejat descobriu um nódulo em outubro. Foi graças a experiência do próprio Frejat. O médico estava se cuidando de cálculo renal e recomendou, por precaução, uma chapa no pulmão. O raio x apontou o câncer. Denise Frejat, a esposa, conta que ele está bem, apenas com um pouco de mal-estar em decorrência do tratamento. E está seguindo as recomendações do oncologista. “Difícil médico seguir todas as orientações médicas. Mas ele está bem obediente”, conta.

Recluso

Desde que desistiu de concorrer ao Palácio do Buriti, Jofran Frejat se recolheu e passou a evitar articulações políticas. Afastou-se para cuidar da família. O ex-secretário de Saúde não deu nenhuma opinião pública sobre as medidas adotadas no país e no DF durante a pandemia.

Campanha barrada

Muitos moradores do Paranoá reagiram à exoneração de Jane Klebia do cargo de Delegada-Chefe da 6ª Delegacia de Polícia. Mas não foi apenas lá. A medida foi considerada um freio na promissora campanha da policial a deputada distrital.

Um terço da Câmara teve covid

O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), é o oitavo deputado distrital a testar positivo para o novo coronavírus. Um terço da Casa se contaminou. Os deputados Cláudio Abrantes (PDT), Daniel Donizet (PL), Rodrigo Delmasso (Republicanos), Eduardo Pedrosa (PTC), Iolando (PSC), Jaqueline Silva (PTB) e Martins Machado (Republicanos) já se recuperaram. Rafael Prudente descobriu ontem. Está bem, em casa e isolado. O único sintoma foi a perda do olfato.

Imunizado na eleição

Não deixa de ser uma notícia positiva para Rafael Prudente testar positivo agora para covid-19. Se tudo correr bem, ele estará imunizado não reta final da disputa para a eleição para a Presidência da Câmara Legislativa. Vai precisar de tête-à-tête com os colegas para fechar sua conquista do segundo mandato como presidente.

Só papos

“Todos os anos, cerca de 38 mil mulheres são hospitalizadas por abortos e, desde o retorno da democracia, mais de 3 mil mulheres morreram por causa deles. A legalização do aborto salva a vida de mulheres e preserva suas capacidades reprodutivas”
Presidente da Argentina, Alberto Fernández

“Aborto não salva a vida das mulheres, só assassina bebês indefesos e inocentes. Se a mulher, disposta a abortar a qualquer custo, quiser salvar a sua vida é só não sair dando por aí a ponto de ter uma gravidez indesejada. Neste ‘novo normal’ dizem que o prazer está acima da vida”
Deputado Eduardo Bolsonaro  (PSL-SP)