Crédito: Alexandre de Paula
Crédito: Alexandre de Paula Crédito: Alexandre de Paula

Fraga critica desobstrução da Orla do Lago e defende mudança em limite vigente

Publicado em CB.Poder

Alexandre de Paula

 

Em caminhada na Feira Permanente do Gama, nesta sexta-feira (14/09), o candidato ao Palácio do Buriti e deputado federal Alberto Fraga (DEM) voltou a criticar a desobstrução da orla do Lago Paranoá e defendeu mudanças no limite legal para edificações às margens do espelho d’água. Segundo o democrata, a ação que culminou nas derrubadas de construções irregulares tinha como objetivo jogar “ricos contra pobres”.

 

“As regiões eram bem cuidadas, com moradores vivendo tranquilamente, com área verde preservada. Hoje é só mato, insegurança e descaso, com pessoas fazendo necessidades fisiológicas no Lago”, declarou. Fraga não poupou críticas ao governador Rodrigo Rollemberg, que tenta reeleição pelo PSB. “Se ele é tão valente, por que não desobstruiu a área ocupada por clubes?”, questionou.

 

O democrata é proprietário de uma residência no Lago Sul alvo da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) durante a operação de desocupação da orla em 2017. O parlamentar teve de recuar cercas que estavam na área pública, a 30 metros das margens do lago. Fraga defende a redução do limite imposto para construções à beira do espelho d’água de 30 para 5 metros. “A legislação não fala em 30 metros. Não queremos fazer nada irregular. Aquelas pessoas não são invasoras”, acrescentou.

 

O deputado federal também criticou a desobstrução da orla em entrevista ao DF1, da Rede Globo na tarde desta sexta-feira. O candidato ao GDF afirmou que a presença de pessoas no local deixou o lago “podre” e completou dizendo que está acontecendo uma “infestação de doenças, febre maculosas”. Citou que as “capivaras sendo mortas pelos frequentadores” e que foi “destruído uma coisa que era bem cuidada”.

 

Em nota ao Correio, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que monitora a qualidade da água do Lago Paranoá, afirmou que a afirmação de Fraga não “tem base científica nem qualquer respaldo técnico”. A estatal informou que desobstrução da Orla do Lago está no contexto de preservação de uma Área de Proteção Ambiental (APP) e tem o objetivo de permitir, de forma sustentável, o uso comum de um espaço que é público.

 

O monitoramento pela Caesb da qualidade da água do Lago Paranoá é sistemático e  foi ampliado neste ano com a utilização de um flutuante que permite monitoramento online, com transmissão de dados em tempo real para o laboratório da companhia.

 

“O que se constata é exatamente o contrário do que afirma o candidato. Pelo monitoramento realizado pela Caesb, a qualidade da água em 2018 apresenta melhoria em relação ao ano de 2017, que, por sua vez, apresentou melhoria em relação a 2016. A Companhia pede à comunidade usuária do Lago Paranoá que colabore para a sua preservação, principalmente no que diz respeito à manutenção da vegetação marginal, a eliminação dos lançamentos de esgotos clandestinos e a disposição adequada de resíduos sólidos”, informa a nota.

 

Revitalização

 

Na Feira do Gama, Fraga também fez promessas de campanha. O democrata assegurou a revitalização do espaço, melhorias na iluminação e aumento da segurança. “Os lojistas pedem por isso. Sabemos que são questões que afastam os clientes e prejudicam o comércio.”

 

Feirantes ainda reclamaram da presença de ambulantes nos arredores do estabelecimento. O parlamentar disse que trabalhará para regularizá-los. “Vamos criar uma taxa para eles e legalizar a situação. Prefiro o ambulante trabalhando honestamente do que sem emprego.”

 

O concorrente ao GDF se comprometeu com jovens que trabalham no local a criar um programa de crédito para incentivar o desenvolvimento de novos empreendimentos. “O BRB vai ser um banco de fomento e vamos ter uma linha de crédito de R$ 20 mil para os jovens abrirem seus negócios”, explicou.

 

Apesar de estar coligado com o PSDB, do presidenciável Geraldo Alckmin, Fraga fez campanha abertamente para o candidato Jair Bolsonaro (PSL). “Ele é meu amigo de anos, como poderia estar contra ele?”, respondeu ao ser questionado por um eleitor.