Flávia Arruda é eleita presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

No primeiro mandato parlamentar, a deputada Flávia Arruda (PL-DF) foi eleita nesta manhã (10/02) presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

 

Flávia era cotada para o cargo desde o ano passado, mas um imbróglio a impediu de se sentar na cadeira da comissão mais importante do Congresso.

 

O então presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), defendia que o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) fosse o presidente, mas não tinha votos para aprovar a indicação.

 

Flávia Arruda era a candidata do centrão na Câmara. Para impedir que ela assumisse a presidência, Alcolumbre, então, não instalou a CMO.

 

Sob novo comando na Câmara e no Senado, Flávia, enfim, foi eleita. É a primeira deputada a assumir o cargo. Antes, apenas a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) havia sido presidente.

 

Ela chegou à presidência da Comissão de Orçamento graças a um compromisso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que a apoiava desde o início das discussões.

 

Deputada federal mais votada na bancada do DF, eleita com 121.340 votos, Flávia Arruda é casada com o ex-governador José Roberto Arruda, com quem tem duas filhas. Entre 2007 e 2009, foi a primeira-dama do DF.

 

Em 2014, estreou na política como candidata a vice-governadora na chapa liderada por Jofran Frejat. A dupla perdeu a eleição no segundo turno para Rodrigo Rollemberg (PSB).