O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez um apelo à população do Distrito Federal, neste domingo (31/5), para que as recomendações contra o coronavírus sejam seguidas.
Em vídeo, o emedebista pede que as pessoas se protejam e respeitem o distanciamento social. “Nosso apelo é cuide-se. Nós da saúde e do governo podemos lhe dar um ambiente hospitalar, mas não podemos lhe garantir a vida”, afirmou Ibaneis. “Então, por favor, fiquem em casa, só saiam se for necessário”, acrescentou.
Ibaneis destacou a necessidade de que as pessoas usem máscaras e álcool em gel. “Nós temos que tomar um cuidado especial. Nós estamos tendo um aumento no número de casos e precisamos da sua colaboração.”
O governador reforçou o pedido para que populações de regiões periféricas, como Ceilândia e Sol Nascente, sigam as orientações. Nos últimos dias, houve aumento de casos nessas áreas. Atualmente, Ceilândia é a região com maior número de infectados.
“As nossas equipes estão nas ruas hoje nas cidades de Samambaia, Sol Nascente, Ceilândia e Estrutural orientando a população e os comerciantes”, contou o governador.
“E nos casos em que houver resistência às regras estabelecidas, haverá, sim, contra a nossa vontade aplicação de multas e até o fechamento dos estabelecimentos”, assegurou.
Comércio
Ibaneis também falou sobre a retomada do comércio. Nesta semana, parte das atividades econômicas foram retomadas, com a abertura de lojas de rua e shoppings.
“Estamos num momento especial da nossa vida, reabrindo com responsabilidade as nossas atividades econômicas para tentar uma retomada no emprego no Distrito Federal”, comentou.
Ele, no entanto, ressaltou que é preciso ter atenção para evitar a necessidade de voltar atrás nas decisões. “Vocês, comerciantes, que agora tem a oportunidade de retomar atividades, façam isso com responsabilidade. Não nos obriguem a tomar medidas mais duras”, alertou.
Veja o vídeo na íntegra: