Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
O governador Ibaneis Rocha e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli começaram a se entender quanto aos rumos do MDB. Presidente regional da legenda, Filippelli aceitou passar o comando para o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, tendo sua nora, Ericka Filippelli, secretária da Mulher, como vice. O diálogo fluiu tanto na noite de segunda-feira, quando eles sentaram para um tête-à-tête, que os dois apareceram em público juntos ontem, no lançamento do programa Emprega-DF. Prudente também estava lá. É o pragmatismo político falando mais alto.
Lançado ontem, na véspera do Dia do Trabalhador, o Programa de Incentivo Fiscal à Industrialização e Desenvolvimento Sustentável do DF ganhou o nome de Emprega-DF. A escolha foi do governador Ibaneis Rocha. “Sou marqueteiro mesmo”, brincou o chefe do Executivo, durante o lançamento da iniciativa. O programa tem como foco garantir benefícios fiscais a empresas, para evitar a fuga de empreendimentos a estados vizinhos, principalmente para o Mato Grosso do Sul. Mas, pressionado pela crescente taxa de desemprego, o governador fez questão de apresentar a iniciativa sob a perspectiva do potencial de geração de emprego e renda. A data também parece estratégica, um dia antes do dia do trabalhador.
Bem ao estilo do governo de Joaquim Roriz, Ibaneis Rocha tem reunido parlamentares aliados em inaugurações e lançamentos de programas, como forma de dividir os dividendos eleitorais. Todos ao redor do governador que se comporta como o líder de um grupo político.
Ao assumir a presidência do MDB/DF, o deputado Rafael Prudente, que já comanda a Câmara Legislativa, começa a despontar como uma liderança política.
O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) comentou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a retenção nos cofres da União do Imposto de Renda dos salários dos servidores custeados pelo Fundo Constitucional do DF. “Com todo respeito que tenho pelo TCU, considero equivocada a decisão de retirar do DF o desconto do imposto de renda dos servidores da segurança pública”, apontou. Ele também criticou a forma como o atual governo conduziu a questão.
A UnB divulgou pelas redes sociais um recado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. O integrante do governo Bolsonaro afirmou que vai cortar recursos de universidades que não apresentarem bom desempenho acadêmico e estiverem promovendo “balbúrdia”, como festas e eventos políticos. A UnB, cujo orçamento sofreu um bloqueio de R$ 38 milhões, ressaltou pelo Twitter: “Oi, gente! Estamos passando aqui para lembrar que: a UnB é a oitava melhor universidade do Brasil. Ranking elaborado pelo Times Higher Education (THE) coloca a instituição entre as mil principais do mundo e como a quinta entre as federais brasileiras”.
Com 13 votos favoráveis, a Câmara Legislativa aprovou ontem projeto de lei de autoria do deputado Leandro Grass (Rede) que permite a permanência de acompanhantes em unidades de terapia intensiva (UTIs) de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades públicas e privadas, além das neonatais. O texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha. Na avaliação de Grass, a proposta permite o mínimo de qualidade de vida aos pacientes. O texto foi aprovado com emenda do deputado Jorge Vianna (Podemos), que permite ao responsável pelo setor médico, em caso de risco à saúde do paciente, a decisão sobre a permanência ou entrada do acompanhante.
R$ 7.145.926.684,98
Foi o montante destinado desde a criação do Fundo Constitucional do DF ao Tesouro Local a título de retenção do Imposto de Renda dos servidores das forças de segurança pública e que, segundo decisão do TCU, deverá ser devolvido à União.
O trabalhador tem motivos para comemorar hoje?
“Me sinto completamente à vontade para dizer que quem defende esse governo e esse presidente é canalha”
Crítico de cinema Pablo Villaça, pelo Twitter
“Mais amor e menos ódio, diretor de cinema”
Presidente Jair Bolsonaro, pelo Twitter
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…