A apresentação de projetos de lei na Câmara Legislativa em 2019 foi intensa. Até agora, os deputados distritais propuseram 651 iniciativas do tipo. O número é quase três vezes maior do que o total do ano anterior, quando representantes do DF elaboraram 234 iniciativas. Uma das razões da produção intensa é a chegada de muitos novos parlamentares à Casa nesta legislatura. Dos 24 distritais, apenas 8 são reeleitos. Do total, 151 PLs de distritais foram aprovados.
Apesar de enfrentar dificuldades na articulação com a base, o Executivo local conseguiu a aprovação de quase 65% dos projetos de lei que encaminhou à Câmara Legislativa em 2019. O GDF mandou 57 proposições para avaliação dos distritais e conseguiu sinal verde, até agora, para 37 delas. Atualmente, há iniciativas importantes para o governo em tramitação na Casa, como a reformulação do Pró-DF e as mudanças nas normas de uso e ocupação do Setor de Indústrias Gráficas (SIG).
As declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendendo que o aumento para policiais civis e militares do DF tenha o mesmo percentual gerou empolgação entre PMs e Bombeiros. Desde que o governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou a mensagem da paridade da PCDF em fevereiro, eles reivindicam reajuste igual, mas a efetivação do desejo parecia muito distante. As falas de Bolsonaro agora municiam os militares e dão esperanças de que a pressão tenha efeito. Por outro lado, representantes da Polícia Civil temem que a posição do presidente complique o processo e os afaste da recomposição salarial. Na visão deles, a paridade entre PM e Civil nunca existiu e a defasagem da PCDF é muito maior.
Deputados distritais, como Leandro Grass (Rede), Fábio Félix (PSol) e Rodrigo Delmasso (Republicanos), que abriram espaço para participação popular na decisão sobre para onde vão recursos das emendas parlamentares.
Deputados e senadores que foram às custas de recursos públicos para a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, no Vaticano.
A PEC da deputada Clarissa Garotinha (Pros-RJ) que determina a divisão dos recursos do Fundo Constitucional entre Distrito Federal e Rio de Janeiro acendeu alerta de diversos representantes da capital em relação ao problema. O receio tem como base a desproporcionalidade entre a bancada carioca e a brasiliense no Congresso Nacional.
Do lado do Rio, há 46 deputados federais e três senadores. O DF conta com oito representantes na Câmara dos Deputados e três, no Senado. O trabalho dos parlamentares da capital será árduo. Conta também para a preocupação o fato de a PEC prever que, após 10 anos, a verba seja dividida com os outros estados. Em tempos de recursos escassos, a possibilidade pode encher os olhos das demais bancadas.
O juiz Newton Aragão, da Sétima Vara Criminal de Brasília, abriu as alegações finais em ação criminal no âmbito da Operação Caixa de Pandora. Esta é a última etapa antes da sentença.
Que fim terá o imbróglio de Jair Bolsonaro com o PSL?
A seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil oferecerá mamografia gratuita às advogadas do DF com mais de 40 anos e para parentes em primeiro grau dos associados. A iniciativa é tocada pela Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAA/DF) e os exames devem ser marcados no site da CAA/DF. O projeto foi motivado pela campanha do Outubro Rosa, que divulga a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“A Lava-Jato tem melhores publicitários do que juristas.”
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)“A não ser que se tenha ido para outro planeta nos últimos cinco anos, a Lava-Jato expôs as entranhas da corrupção, que já existia e estava espraiada.”
Sérgio Moro, ministro da Justiça
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…