Secretaria de Saúde
Secretaria de Saúde Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press Secretaria de Saúde

Falso Negativo: Presos são transferidos para ala de vulneráveis da Papuda

Publicado em GDF, Notícias

Quatro dos ex-integrantes da cúpula da Secretaria de Saúde presos preventivamente na Operação Falso Negativo, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, foram transferidos para a ala de vulneráveis da Papuda na tarde de ontem. Eles foram exonerados também na segunda pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Ricardo Tavares, Eduardo Seara Machado Pojo do Rego, Ramon Santana Lopes Azevedo e Jorge Antônio Chamon Junior estavam no Centro de Detenção Provisória (CDP II) e foram levados para o complexo penitenciário.

O ex-secretário de Saúde Francisco Araújo segue no 19º Batalhão da Polícia Militar. Ele está em uma área especial por causa da prerrogativa de foro. Com a exoneração de ontem, ele perde o benefício e deve também ser transferido para a Papuda. A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP), vai deliberar sobre a questão assim que for comunicada oficialmente da demissão de Araújo.

As defesas negam as acusações.

Investigação

A Operação Falso Negativo, do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), apura prejuízo milionário aos cofres públicos por causa de suposto superfaturamento de produtos adquiridos pela Secretaria de Saúde.

Na segunda fase, deflagrada em 25 de agosto, foram presos preventivamente integrantes da cúpula da pasta. O prejuízo, segundo o MPDFT, é superior a R$ 18 milhões, montante que seria suficiente para comprar mais de 900 mil testes rápidos. Os alvos da operação foram afastados dos cargos pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Colaborou Darcianne Diogo