Francisco Araújo, secretário de saúde fala sobre covid-19
Francisco Araújo, secretário de saúde fala sobre covid-19 Crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press. Brasil. Francisco Araújo, secretário de saúde fala sobre covid-19

Ex-secretário de Saúde preso na Falso Negativo pode depor na CPI

Publicado em CB.Poder

Na fila
Denunciado e preso na Operação Falso Negativo, o ex-secretário de Saúde Francisco Araujo Filho pode prestar depoimento na CPI da covid-19. O requerimento de convocação dele, apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), está na fila para votação. Alagoano como o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), Francisco deve ter muito a dizer.

Conversa ao pé do ouvido
Foi animada a conversa entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e a deputada Bia Kicis (PSL-DF) na semana passada. Os dois cochicharam e despertaram a curiosidade de quem estava no evento, a inauguração do restaurante Coco Bambu, no Shopping Iguatemi. Como todo acordo político começa numa mesa, pode surgir daí um arranjo para as próximas eleições. Os dois têm a mesma pretensão: concorrer a um mandato de deputado federal. Mas tudo pode mudar.

Transparência
Assim que chegou à presidência do TCDF, no início do ano, o conselheiro Paulo Tadeu abriu todas as informações relacionadas aos processos dos contratos na pandemia. Era uma reivindicação do Ministério Público de Contas.

Indicação do PP
A relação do governador Ibaneis Rocha (MDB) com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) é forte. É dele a indicação do advogado José Eduardo Pereira Filho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio também de outro político, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Por indicação dos padrinhos, ele exerceu o cargo de vice-presidente de Negócios do Banco do Brasil (BB).

A pergunta que não quer calar
Quem critica o presidente Jair Bolsonaro pelo negacionismo e por reunir multidão e participa de ato contra ele com aglomeração não está repetindo o erro?

Siga o dinheiro
R$ 101.623,83
É o valor previsto em pregão eletrônico da Polícia Civil do DF para compra de algemas.

 

Mandou bem
O ministro Marco Aurélio Mello criticou publicamente o voto de Dias Toffoli em causa própria, no plenário virtual, anulando a delação de Sérgio Cabral.

Mandou mal
Policiais militares de Goiás fizeram uma abordagem truculenta a um ciclista negro, em evidente ação racista, na Cidade Ocidental, como mostram imagens registradas em vídeo.

Enquanto isso…
Na sala de Justiça
Por causa de um embate com colegas no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, a promotora de Justiça Maria Elda Fernandes Melo acabou sendo denunciada pelo crime de denunciação caluniosa, previsto no artigo 339, do Código Penal. A ação foi ajuizada pela procuradora da República Raquel Branquinho, perante o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Na petição, Branquinho aponta que a promotora utilizou o Conselho Nacional do Ministério Público e a Corregedoria do MPDFT para uma espécie de vingança pessoal. A denúncia foi feita após notícia crime formulada por outra promotora do DF, Karina Soares Rocha. Ela acusa Maria Elda de perseguição a integrantes da Corregedoria do MPDFT. A promotora teria sido “movida por sentimentos de inconformismo, vingança e até mesmo revolta” e promovido uma sequência de representações contra Karina, o ex-corregedor Gladaniel Carvalho, as promotoras Alessandra Campos Morato e Andrea Chaves e a servidora Thaísa Pereira Barbosa, acusados seguidamente pelos crimes de falsidade ideológica e prevaricação. De licença do trabalho, a promotora não foi localizada para se manifestar.

 

Só papos

“O Bolsonaro nunca trabalhou na vida, foi pro Exército, saiu de lá expulso, ficou 30 anos como deputado e agora tá na presidência da República se dando aumento de salário… Acha que eu tenho medo dele?! Eu nasci na rua, minha vida política é na rua”

Ex-presidente Lula

 

“Sabemos que não há muito o que comemorar, mas é preciso restabelecer a verdade do que foi e está sendo feito na prática, para que o pânico e o caos promovido pelos que desejam retomar o poder e suas práticas nefastas não triunfem. Brasil acima de tudo; Deus acima de todos!”

Presidente Jair Bolsonaro