Ex-secretário de Saúde confirma existência do esquema de extorsão de empresários das UTIs

Compartilhe

Otávio Augusto

Integrantes da CPI da Saúde se reuniram nesta quinta-feira, mas o foco da comissão mudou completamente depois das denúncias de cobrança de propina pela Mesa Diretora. Em vez de investigar as acusações apresentadas pela sindicalista Marli Rodrigues, os parlamentares enfocam o suposto esquema de extorsão de empresários da saúde.

Em depoimento à comissão, o ex-secretário de Saúde Fábio Gondim confirmou ter ouvido falar do esquema. “Uma pessoa comentou que esse pagamento às UTIs estaria beneficiando alguém. Mas não me lembro quem me disse isso”, declarou o ex-chefe da pasta. Questionado se teria sido feito pelo ex-subsecretário Marco Júnior, Gondim disse: “é possível”.  “Alguém falou em fevereiro, mas não me lembro quem”.

O ex-secretário de Saúde garante ter repassado ao governador Rodrigo Rollemberg os rumores sobre possíveis benefícios a terceiros no pagamento das dívidas de UTIs. “Pelo menos em dois encontros comentei sobre o assunto com o governador. Não sei se houve investigação sobre isso”, afirmou. Gondim disse ainda que o vice-governador Renato Santana também teria sido informado acerca dos rumores de cobrança de propina. Ele alegou não saber dos desdobramentos do caso porque deixou a pasta em março.

Citados como possíveis beneficiários do esquema, os deputados Cristiano Araújo (PSD) e Bispo Renato (PR), que integram a CPI, não participaram da reunião desta quinta-feira.

Depois da sessão, diante da repercussão de suas declarações, Fábio Gondim  voltou atrás e disse que falou sobre irregularidades de um modo geral e explicou que não se referiu à questão do pagamento de propina para empresas de UTIs.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

16 horas atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

24 horas atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Entrando em 2026: o ano-novo das autoridades de Brasília

A vice-governadora Celina Leão (PP) passou o réveillon na Esplanada dos Ministérios, acompanhando os shows…

3 dias atrás
  • CB.Poder

“Caminho para evitar tráfico de influência no Judiciário é a transparência”

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Diante do debate sobre a conduta de magistrados, a coluna Eixo…

5 dias atrás