Fátima Sousa Cb poder
Fátima Sousa Cb poder Ed Alves Fátima Sousa Cb poder

“Eu espero que a sociedade brasileira tenha juízo”, diz Fátima Sousa sobre Bolsonaro

Publicado em CB.Poder

ALEXANDRE DE PAULA

A candidata do PSol ao Governo do Distrito Federal, professora Fátima Sousa, criticou duramente o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista ao programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. Para ela, a eleição do candidato representaria atraso para o país. Ex-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Fátima também condenou a gestão da saúde no DF e alfinetou outros postulantes ao Palácio do Buriti.

 
Questionada sobre como seria a relação com Bolsonaro caso os dois fossem eleitos, Fátima disparou contra o candidato: “Eu espero que a sociedade brasileira tenha juízo e saiba que é um retrocesso muito grande. Mas se, infelizmente a população errar dessa magnitude, terei uma relação civilizada”.

 
Fátima Sousa comparou Jair Bolsonaro ao candidato ao Buriti pelo DEM, Alberto Fraga, e chamou outros concorrentes ao GDF de conservadores. “Fraga é a imagem e semelhança de Bolsonaro. Se a população do DF votar em Fraga, nos outros candidatos e até na nossa colega mulher que é também candidata, saiba que eles são de um mundo conservador. Todos já foram governo”, disse.

 

Saúde
Ela reprovou a atual gestão da saúde no DF e criticou também o trabalho feito por governos anteriores. Para ela, o tema é a principal reivindicação da população do DF hoje. “O jeito que os governos têm implantado a saúde no DF é um fracasso. Quero dizer que percebemos, por onde estamos caminhando, que a saúde é a maior dor dessa população.”

 
Fátima confirmou que acabará com o Instituto Hospital de Base, caso seja eleita. “Esse modelo nada mais é do que o governo abrir mão da sua responsabilidade. Não tem como o governo deixar na mão de outros o seu dever, que é cuidar da saúde”, disse. “A mudança foi feita de forma autoritária, sem diálogo”, completou.

 
Na área de segurança pública, a candidata apresentou propostas voltadas para a prevenção e para medidas educativas. “Nós vamos usar da inteligência. A violência não vai ser o foco”, declarou. A professora reprovou promessas feitas por outros candidatos para a área, com garantias de reajustes. “Os candidatos que me antecederam fizeram promessas sem consistência. Sou professora e tenho muito cuidado com o que eu estou dizendo. O problema é muito sério, muito complexo”, ressaltou.