Coluna Eixo Capital de 18 de setembro
Por SAMANTA SALLUM
Não caiu bem, dentro do PL, a sinalização de aliança na chapa majoritária ao Governo do DF entre o PP de Celina Leão, o Republicanos, com a vaga de vice, e o MDB, com a do Senado. Nesse desenho, restaria apenas uma vaga ao Senado para o PL. A presidente do partido no DF, deputada federal Bia Kicis, expressou discordância de tal cenário. A filiação do secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, ao Republicanos, com a indicação para ser vice de Celina, foi mal avaliada por Kicis.
“Vejo essa movimentação de forma negativa. E o que posso afirmar é que o PL no DF tem duas candidatas ao Senado : eu e Michelle”, disse à coluna. A deputada reafirmou que Michelle não sairá candidata ao GDF, e que quer apoiar Celina Leão.
Republicanos confirma pré-candidatura de Gustavo Rocha a vice-governador
Enquanto isso, o Republicanos divulgou comunicado oficial, após a filiação de Gustavo Rocha: “Na ocasião, Rocha foi confirmado como pré-candidato a vice-governador na chapa liderada por Celina Leão (PP) para as eleições de 2026”. O presidente nacional do partido, Marcos Pereira, fez questão de participar pessoalmente do evento de filiação, na noite de terça-feira, em Brasília.
Mais adesões articuladas por Ibaneis
A injeção de nomes no Republicanos foi articulada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, que é do MDB, mas costura a aliança robusta entre ele, o PP e o Republicanos para 2026 e, assim, reforçar sua campanha ao Senado. Além de Gustavo Rocha, formalizaram filiação a deputada distrital Jane Klebia, o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, o ex-deputado distrital Fernando Fernandes, entre outras lideranças políticas.
Alexandre de Moraes cobra explicações da Polícia Penal do DF
O ministro do STF não gostou do que considerou demora na saída de Jair Bolsonaro do hospital, quando o ex-presidente foi, no domingo passado, realizar procedimento para retirar lesões da pele. Foram exatamente seis minutos em que Bolsonaro permaneceu no local, após o procedimento.
Moraes exigiu justificativa da Polícia Penal do DF pelo fato dos agentes não terem levado o ex-presidente diretamente para o carro. É a Policia Penal do DF que escolta e vigia os passos de Bolsonaro em cumprimento à prisão domiciliar.
Na saída, porém, Bolsonaro passou cerca de seis minutos em frente às câmeras, enquanto médicos explicavam seu quadro clínico. Apoiadores estavam na porta do hospital. O esclarecimento da polícia é que Jair Bolsonaro também precisou parar para se alimentar, pois estava em jejum.
PEC da Bandidagem X PEC contra Chantagem
A polêmica PEC da Blindagem dividiu defensores e opositores em duas narrativas. Os que chamam de PEC da Bandidagem, por favorecer impunidade a parlamentares, e os que chamam de PEC contra a chantagem, que viria do STF com ameaca de inquéritos para ter controle sobre o Legislativo.
Constituição de 1988
Para evitar questionamento do STF, a Câmara dos Deputados optou por replicar o texto da Constituição de 1988, que previa a exigência de autorização prévia do Parlamento para abertura de ação penal contra seus integrantes. O texto, porém, não blinda de crimes no âmbito da internet, porque na época eles não existiam.
Bate-boca entre deputadas após aprovação da PEC da Blindagem
Houve troca de ofensas entre Bia Kicis (PL/DF) e Sâmia Bomfim (PSOL/SP). Tudo começou quando Sâmia criticou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e lembrou a condenação de Jair Bolsonaro. Ela ironizou o futuro do ex-presidente na prisão e disparou: “Fazem isso com o sorriso no rosto. Mas eu quero ver o sorrisinho no rosto de vocês, quando Bolsonaro começar a cumprir pena”.
A fala irritou Bia Kicis, que rebateu chamando a outra deputada de “imunda”. E disse que Bolsonaro está sendo perseguido e desrespeitado diante dos problemas recentes de saúde. Sâmia rebateu: “Imunda é não dar vacina para o povo brasileiro durante a pandemia de covid-19”. O vídeo da confusão viralizou nas redes sociais.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…