O ministro da Justiça, Torquato Jardim, é o entrevistado da semana do programa CB.Poder. Durante a conversa, transmitida ao vivo pela TV Brasília, o ministro falou sobre a perspectiva de denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. Para ele, “esse é um tema que afeta o Brasil”. “É preciso ver o que vem, o que é apontado, e, a partir do caso concreto, o governo, o Congresso e a sociedade vão analisar as consequências”, comentou. “Há uma dimensão personalíssima em Michel Temer, uma dimensão institucional no presidente da República, e há a dimensão social em larga escala, que são as consequências no tecido social. O que vai acontecer com a economia? Haverá especulação que impeça novos investimentos? É inequívoca a necessidade de uma reforma previdenciária”, argumentou o ministro.
Torquato Jardim comentou as especulações a respeito de uma possível troca no comando da Polícia Federal e elogiou o diretor-geral da instituição, o delegado Leandro Daiello. “É uma figura excepcionalmente competente, que merece todos os aplausos. Estou conhecendo as necessidades institucionais da PF, de novos equipamentos, de como melhorar a capacidade operacional”, disse.
O ministro também falou sobre a escolha do novo procurador-geral da República. Atualmente, a Associação Nacional dos Procuradores da República prepara uma eleição interna, para elaboração de uma lista tríplice. “Em face da Constituição, tecnicamente, qualquer procurador pode ser nomeado procurador-geral da República. A questão está agora no âmbito interno do Ministério Público Federal, o Executivo vai tomar a decisão depois que receber a decisão do processo interno do MP”, explicou Torquato.
Confira a íntegra da entrevista:
Em 2024, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) — que recebe as ligações…
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…