Esquerda vai se unir à bancada da bala para evitar perdas no Fundo Constitucional

Compartilhe

Por Ana Maria Campos – Na questão do Fundo Constitucional, pela primeira vez a esquerda vai se unir à bancada da bala em nome de algum propósito. Ninguém quer perdas nas verbas federais para as áreas de saúde, educação e segurança. O líder da bancada da segurança na Câmara, Alberto Fraga (PL-DF) apresentou uma emenda ao projeto substituto apresentado pelo deputado Cláudio Cajado (PP-BA) que incluiu mudanças no cálculo do Fundo Constitucional. E a deputada Erika Kokay (PT-DF) tem sido a líder do PT na defesa da causa.

Discurso pode colar…

O maior temor de aliados do presidente Lula no Distrito Federal é de que o Congresso aprove as mudanças no Fundo Constitucional no arcabouço fiscal, com prejuízos para os servidores públicos para a saúde, segurança e educação, e a responsabilidade recaia para os partidos da base governista, como o PT e PV. A alteração não consta da proposta original, encaminhada pela equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foi incluída pelo relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA). Mas a depender do discurso propagado a conta vai para o governo Lula. Imaginem nas próximas eleições…

Desgaste

Muita gente acredita que a bancada do DF está desgastada na reivindicação pelo Fundo Constitucional que deve chegar a R$ 24 bilhões depois do mico na segurança pública em 8 de janeiro. Mas houve falhas de pessoas e não de instituições.

ABDI recebe parlamentares para celebrar o Dia da Indústria

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebe amanhã parlamentares da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara. Além do presidente, Heitor Schuch (PSB-RS), cerca de 20 deputados irão participar do encontro, para celebrar o Dia da Indústria e discutir ações conjuntas para a promoção da reindustrialização brasileira. O presidente da ABDI, Igor Calvet, diretores e gerentes, querem apresentar os projetos de transformação digital e desenvolvimento industrial sustentável da Agência.

Nascem os gêmeos da família Rainha

O conselheiro Renato Rainha postou ontem nas redes sociais uma crônica do nascimento dos netos gêmeos. A filha Renata teve a bolsa estourada de madrugada quando estava hospedada na casa do pai, com 7 meses de gravidez, e o conselheiro do Tribunal de Contas do DF saiu em disparada com ela para o hospital. “Meu coração estava batendo na velocidade da luz, se é que não ultrapassou essa grandeza”, disse. Assim nasceram saudáveis Ana Beatriz e Paulo Joaquim. Como são prematuros ainda precisam de assistência médica. Mas em breve estarão em casa. Eles são netinhos também da superintendente regional do Sebrae, Rose Rainha. “Esses apreçadinhos…”, brincou a avó.

Retificação

O dissídio da EBC em 2020 foi pedido pela empresa e não pelos empregados, como a coluna afirmou na edição de domingo (21).

thaysmartins

Posts recentes

  • Notícias

“Trump vem muito fortalecido e com um pouco de sede de vingança”, diz João Carlos Souto

Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Uma chapa feminina para o Executivo e Legislativo

Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos  Um…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Bia Kicis viaja para acompanhar posse de Trump

Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…

3 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Notícias

Morre Edson Smaniotto, desembargador aposentado do TJDFT

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • GDF

Tarifas de ônibus do DF serão congeladas até o fim de 2026

ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…

1 semana atrás
  • Eixo Capital

“A recomposição salarial continua sendo a maior demanda”, diz presidente do Sindireta-DF

POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…

1 semana atrás