Coluna Eixo Capital publicada em 27 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos
Na campanha para a eleição da OAB-DF, o embate envolve duas mulheres na liderança de chapa. Cristiane Damasceno e Karolyne Guimarães concorrem com três homens, Cleber Lopes; Everardo Gueiros, o Vevé; e Paulo Maurício Siqueira, o Poli.
Em toda a história da seccional, apenas uma mulher presidiu a entidade, Estefânia Viveiros, entre 2007 e 2009. Na OAB Nacional, nunca houve uma mulher na presidência. Esta é a segunda vez que a disputa no DF envolve duas mulheres.
Em 2021, Thaís Riedel e Renata Amaral concorreram à presidência da seccional. Dessa vez, as duas advogadas são candidatas a conselheiras federais.
Na eleição da OAB-SP, disputa apenas entre homens
Na última eleição, há três anos, advogados e advogadas elegeram pela primeira vez uma mulher para a presidência da OAB de São Paulo, a criminalista Patrícia Vanzolini.
Mas ela se comprometeu a não disputar a reeleição. Agora, apenas homens estão no páreo para sucedê-la: Alfredo Scaff Filho, Caio Augusto Silva dos Santos, Carlos Fernando de Faria Kauffmann, Leonardo Sica, Paulo Roberto Quissi e Renato Ribeiro de Almeida. Todos têm mulheres como vices em suas chapas.
ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…
Da coluna Eixo Capital Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o dono do Master…
Da coluna Eixo Capital Pesquisa realizada pelo GDF apontou que mais de um terço dos…
Da coluna Eixo Capital À Queima Roupa: Geraldo Magela, ex-deputado federal, ex-deputado distrital, ex-presidente da…
Presidente da Comissão de Orçamento, Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, o deputado Eduardo…
Os concursos públicos para ingresso na administração pública do Distrito Federal deverão obrigatoriamente cobrar "noções…