Coluna Eixo Capital publicada em 27 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos
Na campanha para a eleição da OAB-DF, o embate envolve duas mulheres na liderança de chapa. Cristiane Damasceno e Karolyne Guimarães concorrem com três homens, Cleber Lopes; Everardo Gueiros, o Vevé; e Paulo Maurício Siqueira, o Poli.
Em toda a história da seccional, apenas uma mulher presidiu a entidade, Estefânia Viveiros, entre 2007 e 2009. Na OAB Nacional, nunca houve uma mulher na presidência. Esta é a segunda vez que a disputa no DF envolve duas mulheres.
Em 2021, Thaís Riedel e Renata Amaral concorreram à presidência da seccional. Dessa vez, as duas advogadas são candidatas a conselheiras federais.
Na eleição da OAB-SP, disputa apenas entre homens
Na última eleição, há três anos, advogados e advogadas elegeram pela primeira vez uma mulher para a presidência da OAB de São Paulo, a criminalista Patrícia Vanzolini.
Mas ela se comprometeu a não disputar a reeleição. Agora, apenas homens estão no páreo para sucedê-la: Alfredo Scaff Filho, Caio Augusto Silva dos Santos, Carlos Fernando de Faria Kauffmann, Leonardo Sica, Paulo Roberto Quissi e Renato Ribeiro de Almeida. Todos têm mulheres como vices em suas chapas.
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…