Em evento com taxistas, Fraga promete retorno de linhas de crédito para a categoria

Compartilhe

ALEXANDRE DE PAULA

O deputado federal Alberto Fraga (DEM) começou a agenda de campanha desta segunda-feira (10/9) em reunião com taxistas. No ponto de apoio do Sindicato dos Permissionários e Motoristas Auxiliares de Táxi do DF (Sinpetaxi), o postulante ao GDF ouviu reivindicações da categoria e assegurou que dará mais suporte aos profissionais, caso seja eleito. Linhas de crédito e reforma do local foram alguns dos compromissos firmados pelo candidato.

Entre os principais pedidos dos taxistas, estão a regulamentação mais rígida de aplicativos de transporte, a melhoria da estrutura do ponto de apoio e a utilização de táxis pelo Governo do Distrito Federal.

Fraga prometeu aos motoristas que abrirá uma linha de crédito no BRB, com juros reduzidos, para facilitar a compra de novos carros por eles. “A frota está defasada, precisa desse incentivo. Quando fui Secretário de Transportes, fizemos isso”, declarou.

A ideia de utilizar táxis no lugar de carros da frota oficial também ganhou apoio do parlamentar. “Talvez essa seja uma boa solução para tirar a categoria dessa dificuldade”, concordou.

Atualmente, um projeto de lei (PL 2113) de autoria do distrital Bispo Renato tramita na Câmara Legislativa para implementação do projeto na administração pública do DF. A iniciativa funcionaria aos moldes da que já é utilizada, chamada de TaxiGov, pelo governo federal para o transporte de servidores públicos.

Fraga aproveitou a presença do distrital para sugerir que Bispo Renato use emendas parlamentares para reforma do ponto de apoio. “Mas, se não for possível fazer com emendas, assumo o compromisso de trazer uma estrutura decente para vocês, com banheiros melhores e piso”, garantiu.

Aplicativos

Aos taxistas, Fraga evitou subir o tom contra os aplicativos de transporte. Ele afirmou que é impossível acabar com eles. “Temos que entender que hoje são realidade.” Apesar disso, assegurou que criará uma regulamentação mais rígida. “Nós vamos estabelecer concorrência justa entre táxi e aplicativos. Não podemos ter 25 mil carros de aplicativo na cidade. Vamos criar regras para que todos possam conviver”, explicou.

O concorrente ao Buriti reafirmou a promessa de acabar com 50% dos pardais do DF. “Depois vamos colocar barreiras eletrônicas para o motorista tirar o pé do acelerador e não pardais escondidos para assaltar o bolso dos nossos motoristas e cassar as carteiras deles.”

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Esposa de Anderson Torres é nomeada em gabinete de conselheiro do TCDF

ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Vorcaro sobre Ibaneis: “conversas institucionais”

Da coluna Eixo Capital Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o dono do Master…

2 dias atrás
  • CB.Poder

O perfil dos apostadores do DF: 35% da população do DF jogaram nos últimos 12 meses

Da coluna Eixo Capital Pesquisa realizada pelo GDF apontou que mais de um terço dos…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Magela: “Estou sendo estimulado a disputar uma vaga de deputado federal”

Da coluna Eixo Capital À Queima Roupa: Geraldo Magela, ex-deputado federal, ex-deputado distrital, ex-presidente da…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos do DF

Presidente da Comissão de Orçamento, Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, o deputado Eduardo…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Concursos públicos do DF terão de cobrar noções de primeiros socorros

Os concursos públicos para ingresso na administração pública do Distrito Federal deverão obrigatoriamente cobrar "noções…

4 dias atrás