ALEXANDRE DE PAULA
O deputado federal Alberto Fraga (DEM) começou a agenda de campanha desta segunda-feira (10/9) em reunião com taxistas. No ponto de apoio do Sindicato dos Permissionários e Motoristas Auxiliares de Táxi do DF (Sinpetaxi), o postulante ao GDF ouviu reivindicações da categoria e assegurou que dará mais suporte aos profissionais, caso seja eleito. Linhas de crédito e reforma do local foram alguns dos compromissos firmados pelo candidato.
Entre os principais pedidos dos taxistas, estão a regulamentação mais rígida de aplicativos de transporte, a melhoria da estrutura do ponto de apoio e a utilização de táxis pelo Governo do Distrito Federal.
Fraga prometeu aos motoristas que abrirá uma linha de crédito no BRB, com juros reduzidos, para facilitar a compra de novos carros por eles. “A frota está defasada, precisa desse incentivo. Quando fui Secretário de Transportes, fizemos isso”, declarou.
A ideia de utilizar táxis no lugar de carros da frota oficial também ganhou apoio do parlamentar. “Talvez essa seja uma boa solução para tirar a categoria dessa dificuldade”, concordou.
Atualmente, um projeto de lei (PL 2113) de autoria do distrital Bispo Renato tramita na Câmara Legislativa para implementação do projeto na administração pública do DF. A iniciativa funcionaria aos moldes da que já é utilizada, chamada de TaxiGov, pelo governo federal para o transporte de servidores públicos.
Fraga aproveitou a presença do distrital para sugerir que Bispo Renato use emendas parlamentares para reforma do ponto de apoio. “Mas, se não for possível fazer com emendas, assumo o compromisso de trazer uma estrutura decente para vocês, com banheiros melhores e piso”, garantiu.
Aplicativos
Aos taxistas, Fraga evitou subir o tom contra os aplicativos de transporte. Ele afirmou que é impossível acabar com eles. “Temos que entender que hoje são realidade.” Apesar disso, assegurou que criará uma regulamentação mais rígida. “Nós vamos estabelecer concorrência justa entre táxi e aplicativos. Não podemos ter 25 mil carros de aplicativo na cidade. Vamos criar regras para que todos possam conviver”, explicou.
O concorrente ao Buriti reafirmou a promessa de acabar com 50% dos pardais do DF. “Depois vamos colocar barreiras eletrônicas para o motorista tirar o pé do acelerador e não pardais escondidos para assaltar o bolso dos nossos motoristas e cassar as carteiras deles.”
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…