Em cerimônia com ares de palanque para 2018, Rollemberg dá posse a Maria Abadia

Compartilhe

A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia tomou posse nesta quarta-feira (01/11) como secretária de Projetos Estratégicos do GDF. A cerimônia de posse lotada, realizada no Palácio do Buriti, teve discursos emocionados e duros, com críticas veladas a adversários de Abadia dentro do PSDB, como o deputado federal Izalci, e a rivais políticos do governador Rodrigo Rollemberg, como o senador Cristovam Buarque (PPS). Abadia é cotada para ser candidata a vice na chapa de Rollemberg em 2018.

Durante o discurso, Abadia detalhou seu currículo de vida pública, que começou nos anos 1980, na gestão de Hélio Prates, quando atuou na remocao e reassentamento de favelas, especialmente em Ceilândia. Ela passou pelas gestões de Elmo Serejo, Joaquim Roriz e Cristovam Buarque.

A tucana falou emocionada sobre as divergências internas do PSDB e sobre as ameaças que sofreu de expulsão. O deputado federal Izalci Lucas pretende ser candidato ao Palácio do Buriti e criticou a nomeação de Abadia para o governo. “Não foi um ato de rebeldia. Quero afirmar ao PSDB que não está aqui presente que esse é um partido que ajudei a fundar”, comentou. “Sou uma tucana de bico grande e plumagem vistosa. Sempre fiz parte do diretório e nunca envergonhei meus eleitores, posso sair na rua de cabeça erguida e posso olhar nos olhos dos cidadãos. Nunca decepcionei os meus líderes”, declarou emocionada.

Rollemberg também fez um discurso inflamado, com ares de campanha, em que detalhou o que considera as principais realizações de seu governo. Ele também rebateu críticas de setores do PSDB a Abadia. “Se a senhora estivesse pensando em cargos e estrutura teria ido para uma secretaria muito maior, mas optou por estar perto da população. Isso é exemplo da nova política, deixar o conforto para servir a população”, afirmou Rollemberg.

“Quem sabe seu gesto não estimula as pessoas a saírem do discurso e entrarem na prática de realmente unir as pessoas de bem em prol da cidade”, acrescentou o governador. Recentemente, o senador Cristovam Buarque propôs um pacto de pessoas de bem para as eleições de 2018.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Entrando em 2026: o ano-novo das autoridades de Brasília

A vice-governadora Celina Leão (PP) passou o réveillon na Esplanada dos Ministérios, acompanhando os shows…

3 horas atrás
  • CB.Poder

“Caminho para evitar tráfico de influência no Judiciário é a transparência”

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Diante do debate sobre a conduta de magistrados, a coluna Eixo…

3 dias atrás
  • Eixo Capital

O sarau no apartamento de Odette Ernest Dias

Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Três dias após a morte de Odette…

6 dias atrás
  • Eixo Capital

“Estamos vendo cada vez mais casos de ataques misóginos contra jornalistas”, diz presidente do Instituto Palavra Aberta

Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Os casos recentes de feminicídio e…

6 dias atrás
  • Eixo Capital

Caixa reforça integridade do sistema para garantir apostas na Mega da Virada

Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A Caixa…

6 dias atrás
  • Eixo Capital

“O código de ética fortalecerá o Supremo”, diz ex-reitor José Geraldo de Sousa Junior

Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Em meio…

6 dias atrás