Ed Alves/CB/DA.Press. Brasil.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou com pedido de indenização por danos morais contra Sara Giromini, uma das líderes do grupo bolsonarista 300 do Brasil. O caso será julgado pela 10ª Vara Cível de Brasília.
A ação foi motivada por um vídeo em que a extremista faz ofensas contra o chefe do Executivo local e o chama de bandido. O pedido é de que Sara seja condenada a pagar indenização de R$ 50 mil. Recentemente, ela foi presa em inquérito que apura atos antidemocráticos e, atualmente, está em prisão domiciliar.
Na gravação, a extremista diz: “Eu, pelo menos, e todo mundo aqui dos 300, concordamos que Ibaneis é um puta de um bandido e o STF é uma ditadura comunista”. Logo depois, um coro, puxado por ela, grita: “Ibaneis bandido! STF comunista.”
A publicação foi feita em 15 de junho nas redes sociais de Sara. Ela reclamava da prisão de outro integrante do grupo, Renan Sena, que é suspeito de ameaçar o governador e de participação no ataque com fogos de artifício ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O governador é representado na ação pela ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e pela advogada Júlia Rangel Santos Sarkis. Elas argumentam que “a ré traz informações dissociadas da realidade, em postura flagrantemente agressiva. E mais, na atual situação em que vivemos, de pandemia e evidente crise política, a Ré claramente promove o discurso de ódio.”
“A ré é ativista política e, não se conformando com a prisão do colega Renan Sena e com as medidas impostas pelo Decreto 40.884 (que impedia circulação na Esplanada), usou suas redes sociais não para fazer uma crítica, o que estaria dentro do seu direito de liberdade de expressão, mas sim para ofender e agredir verbalmente o autor, através de xingamento, bem como promover inadmissível discurso de ódio”, diz outro trecho da ação.
Na ação, também é destacado o alcance das publicações. No Instagram, houve mais de 7 mil comentários.
O blog não localizou a defesa de Sara Girmoni.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…