Ibaneis
Ibaneis Ed Alves/CB/DA.Press. Brasil. Ibaneis

Em ação contra Sara Winter, Ibaneis pede indenização de R$ 50 mil

Publicado em GDF, Notícias

O governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou com pedido de indenização por danos morais contra Sara Giromini, uma das líderes do grupo bolsonarista 300 do Brasil. O caso será julgado pela 10ª Vara Cível de Brasília.

A ação foi motivada por um vídeo em que a extremista faz ofensas contra o chefe do Executivo local e o chama de bandido. O pedido é de que Sara seja condenada a pagar indenização de R$ 50 mil. Recentemente, ela foi presa em inquérito que apura atos antidemocráticos e, atualmente, está em prisão domiciliar.

Na gravação, a extremista diz: “Eu, pelo menos, e todo mundo aqui dos 300, concordamos que Ibaneis é um puta de um bandido e o STF é uma ditadura comunista”. Logo depois, um coro, puxado por ela, grita: “Ibaneis bandido! STF comunista.”

A publicação foi feita em 15 de junho nas redes sociais de Sara. Ela reclamava da prisão de outro integrante do grupo, Renan Sena, que é suspeito de ameaçar o governador e de participação no ataque com fogos de artifício ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O governador é representado na ação pela ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e pela advogada Júlia Rangel Santos Sarkis. Elas argumentam que “a ré traz informações dissociadas da realidade, em postura flagrantemente agressiva. E mais, na atual situação em que vivemos, de pandemia e evidente crise política, a Ré claramente promove o discurso de ódio.”

“A ré é ativista política e, não se conformando com a prisão do colega Renan Sena e com as medidas impostas pelo Decreto 40.884 (que impedia circulação na Esplanada), usou suas redes sociais não para fazer uma crítica, o que estaria dentro do seu direito de liberdade de expressão, mas sim para ofender e agredir verbalmente o autor, através de xingamento, bem como promover inadmissível discurso de ódio”, diz outro trecho da ação.

Na ação, também é destacado o alcance das publicações. No Instagram, houve mais de 7 mil comentários.

O blog não localizou a defesa de Sara Girmoni.