A Câmara Legislativa do Distrito Federal derrubou, nesta quarta-feira (20/5), vetos do governador Ibaneis Rocha (MDB) a dez proposições de parlamentares. Entre as iniciativas reavaliadas pelos distritais está um projeto de lei que proíbe o corte do fornecimento de serviços públicos de luz, água, telefone e esgoto prestados a consumidores da capital durante o estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus. A proposta é do petista Chico Vigilante.
Projeto semelhante de autoria do deputado Cláudio Abrantes (PDT) que proíbe o corte de luz em residências que contam com equipamentos de home care, fundamentais para a garantia da saúde de pacientes tratados em casa, também teve veto derrubado.
A medida, porém, não extingue os débitos. “Não se trata, de forma alguma, de um incentivo ao calote, mas sim da luta pela manutenção da vida”, explicou o parlamentar.
Os distritais também derrubaram o veto a uma iniciativa do deputado distrital Fábio Felix (PSol) que autoriza a criação de uma linha de crédito emergencial no BRB destinada à manutenção da produção e garantia de pagamento de salários de micro e pequenas empresas.
“Segundo dados das entidades de classe, mais de duas mil micro e pequenas empresas já fecharam as portas no DF. Os balanços do BRB demonstram lucro capaz de garantir apoio aos empreendedores sem comprometer a saúde financeira do banco”, defendeu o deputado.
As propostas agora devem ser promulgadas pela Câmara Legislativa. Nos vetos, o GDF argumentava que as iniciativas eram reservadas ao chefe do Poder Executivo.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…