IMG_6374

Distritais articulam nome de Eduardo Pedrosa para presidir CLDF

Publicado em CB.Poder

Carlos Silva

Os bastidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ganharam forte movimentação nas últimas horas. Uma articulação iniciada no começo da semana passada reúne um grupo consistente de 12 distritais em torno da candidatura do deputado Eduardo Pedrosa para a presidência da Casa no próximo biênio.

O alinhamento do bloco — que estaria composto por cinco deputados do PL, três do Republicanos, dois do MDB, além dos parlamentares Robério Negreiros (Podemos) e Rogério Morro da Cruz (PSD) — avançou significativamente durante um almoço realizado nesta quinta-feira (15/10).

O encontro contou com a presença dos deputados André Kubitschek, Victor Jansen, Joaquim Roriz Neto, Thiago Manzoni e Roosevelt Vilela.

Na divisão preliminar dos cargos da Mesa Diretora, ficou acordado que Eduardo Pedrosa assumirá a presidência, enquanto a vice-presidência deve ser ocupada por Roosevelt Vilela.

Já o deputado Joaquim Roriz Neto, que despontou como o nome mais votado entre os integrantes da aliança, optou por declinar da vice-presidência para assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Considerada o colegiado mais estratégico do Poder Legislativo local, a CCJ atua como o principal filtro do processo parlamentar na CLDF. Cabe a essa comissão analisar a constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa de todas as proposições antes que sigam para votação em plenário.

O parlamentar que preside a CCJ detém grande poder de influência sobre a velocidade de tramitação dos projetos de lei do Distrito Federal, além de poder barrar matérias com pareceres de inconstitucionalidade.

Apesar do adiantado das tratativas, o cenário ainda pode sofrer alterações significativas a depender dos desdobramentos da disputa pelo Governo do Distrito Federal.

Fontes de bastidores ressaltam que uma eventual vitória de Celina Leão nas eleições pode reconfigurar o tabuleiro, uma vez que o chefe do Poder Executivo possui forte ascendência e voz ativa na consolidação da Mesa Diretora da CLDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *