Moradores reivindicam criação da região administrativa | Crédito: Isa Stacciarini Moradores reivindicam criação da região administrativa | Crédito: Isa Stacciarini

Distritais adiam votação do projeto que cria região administrativa do Sol Nascente e do Pôr do Sol

Publicado em CB.Poder

ISA STACCIARINI

O Legislativo local adiou para 13 e 14 de agosto a análise do projeto de lei que cria a região administrativa do Setor Habitacional Sol Nascente e do Pôr do Sol. A deliberação ocorrerá nas sessões da Câmara Mais Perto de Você. “Vamos levar essa votação importante para ser realizada perto da comunidade com a participação dos moradores”, argumentou o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB).

A votação da proposta estava prevista para esta terça-feira (25/6), o que levou dezenas de moradores da região à Câmara Legislativa no início da tarde. Aproximadamente 200 pessoas aguardavam para entrar na Casa. Entre eles, estavam líderes comunitários e prefeitos de quadras. O grupo levou faixas, cartazes, fogos de artifício e trio elétrico. Com gritos, pedia a instituição da região administrativa e melhorias nas áreas de educação, saúde e segurança, além de cobrar a presença de parlamentares com falas de “cadê os deputados?”.

Um dos representantes do movimento, Firmino José Alves, 45 anos, ressaltou a necessidade de serviços públicos na região. “Queremos dignidade para uma cidade que tem 120 mil habitantes e acabar com o mito que se criou de ser a maior favela da América Latina”, reforçou.

Ele ainda enfatizou que a proposição trata-se de uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB). “Já são seis meses de governo e lutamos para a consolidação da nossa cidade como região administrativa”, disse.

Por volta das 13h, os moradores almoçavam pratos de galinhada, distribuídas em marmitas de isopor. Policiais acompanhavam a movimentação em uma fila, em frente à sede do legislativo local.

Às 13h20, o deputado Jorge Viana (Podemos) saiu da Casa e se encontrou com os moradores. Ele tirou fotos com os manifestantes e almoçou uma das marmitas entregues pelos ativistas. O parlamentar disse ser favorável a criação da região administrativa. “Sou um apoiador do movimento e um voto favorável. Venho da força popular e sei que quando a população se une pedindo apoio para uma causa os deputados atendem”, destacou.