andrei_passos_toma_posse_como_diretor_geral_da_pf_1001_2-27241462 Reprodução/TV Brasil

Diretor-geral da PF deve permanecer apesar de troca no Ministério da Justiça

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — A provável troca no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública não deve levar a mudanças na direção-geral da Polícia Federal (PF). O ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski deve nomear equipe própria na pasta, nos cargos estratégicos como secretaria executiva e secretaria nacional de Justiça, mas o delegado Andrei Passos Rodrigues (foto) deve permanecer na direção da PF. Essa é a expectativa de integrantes do governo. A relação do diretor-geral é direta com o presidente Lula. Andrei trabalhou na segurança da campanha de Dilma Rousseff em 2010 e de Lula no ano passado. Discreto, tem mostrado serviço com diversas operações de combate ao crime organizado. Não gosta de aparecer nem abre espaços para o surgimento de heróis em sua equipe. Ele costuma dizer que a maior visibilidade é da Polícia Federal. A instituição é que deve ser a protagonista. Perfil agrada ao presidente. Além do mais, a avaliação é de que a PF precisa de estabilidade. Cada mudança na direção-geral acarreta um efeito cascata nas superintendências. No governo Bolsonaro, houve quatro diretores-gerais.

Aumento da violência policial no DF

O deputado Fábio Félix (PSol), apresentou ontem ao secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, relatório produzido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa que apontou aumento da violência policial. Em 2023, os dados registrados na comissão presidida por Félix quase dobraram em relação a 2022: passaram de 40 para 78.

Articulações para troca do comando

Uma fonte que acompanhou a transição na Secretaria de Segurança Pública no início de 2023, quando saiu o delegado Júlio Danilo para a entrada de Anderson Torres, conta que havia uma articulação para troca do comando da Polícia Militar do DF. A depender de Anderson Torres, sairia o coronel Fábio Augusto Vieira para a entrada do coronel Jorge Eduardo Naime (foto). Tanto que Fábio Augusto tomou um chá de cadeira de Torres de duas horas, pouco antes da viagem do então secretário de Segurança para Miami. A impressão era de que, na volta das férias, a troca ocorreria. Mas os fatos mudaram todo o desenrolar dessa história e hoje os dois estão presos.

Aplausos para a senadora bolsonarista

Numa plateia de cerca de mil pessoas, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi uma das mais aplaudidas em seu discurso na posse, ontem, dos conselheiros tutelares. Quem viu ficou impressionado. Ex-ministra do governo Bolsonaro, ela teve 714 mil votos em 2022. Na oposição ao governo Lula, vai crescer ou perder eleitores para eventual disputa em 2026? Só o tempo dirá.

Aprovada

A nova comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros Habka, também foi muito aplaudida na posse dos conselheiros tutelares. Sinal de que a escolha foi aprovada pela comunidade.

Secretário presente

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, e o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, se encontraram neste 8 de janeiro nos bastidores do programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense e a TV Brasília. Cappelli brincou com Sandro: “Sabe a diferença entre este 8 de janeiro e o anterior? Neste, o secretário de Segurança não viajou”.

Contra o desperdício

O Ministério da Saúde entregou 20 toneladas de aventais para a rede de Cooperativas de Reciclagem do Alto Tietê, em São Paulo. O material de tecido TNT é parte do estoque herdado do governo anterior, com mais de 33 milhões de unidades próximas do prazo de validade, que representam, no total, 1,5 mil toneladas. Com a reciclagem, os aventais poderão ser transformados em produtos como bolsas, embalagens, enfeites e brinquedos. A doação será capaz de beneficiar 400 famílias de catadores e outras entregas devem ser feitas ainda em 2024.