coronavírus
coronavírus Crédito: Danny Lawson/AFP coronavírus

DF testará tratamento de Covid-19 com plasma de pessoas recuperadas

Publicado em GDF, Notícias

O Governo do Distrito Federal anunciou, nesta quarta-feira (29/4), que a Fundação Hemocentro de Brasília pesquisará a eficácia e a segurança do tratamento de pacientes da Covid-19 a partir do plasma de quem já teve a doença e se recuperou.

A iniciativa terá apoio da Secretaria de Saúde e da Universidade de Brasília (UnB). Chamada de transferência passiva de imunidade, a técnica, segundo o GDF, foi estudada em outras doenças virais e pacientes melhoraram após receberem os anticorpos.

“Essa técnica já foi usada em vários locais do mundo, principalmente na Sars, na H1n1 e no Ebola. Em todos esses casos, mostraram melhora nos pacientes. Agora, foi também utilizada na China”, destacou o presidente da Fundação Hemocentro, Osnei Okumoto.

“Esse trabalho na pesquisa e a utilização desse protocolo é fundamental para demonstrar efetividade no tratamento de pacientes graves. O Rio de Janeiro também tem utilizado, assim como São Paulo”, acrescentou.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que os resultados do estudo no DF podem ser úteis também para outras unidades da federação. “Eu tenho certeza que o momento ainda é de muita dificuldade, mas quem acompanha os números do DF sabe que temos uma responsabilidade muito grande com a nossa população”, afirmou.

A parceria com a UnB foi valorizada pelo secretário de Saúde, Francisco Araújo. “Essa parceria com a UnB e com outras universidades tem nos ajudado muito. Tenho dito que não é só com hospitais e leitos de UTI que vamos conseguir superar tudo isso. Desde o início, temos fortalecido o ensino e pesquisa”, ponderou.

Cadastro

Quem tiver interesse em participar do programa deve se inscrever no site do Hemocentro (http://www.hemocentro.df.gov.br/plasma/). Os recuperados precisarão atender a condições específicas para aderir ao programa e serão entrevistados pela equipe de pesquisa para esclarecimento de dúvidas, triagem clínica e colher amostras para exames.

O tratamento de pacientes da Covid-19 com essa técnica só será realizado com o consentimento do próprio doente ou de de familiares dele.