TCU questiona dados do Iprev
TCU fachada Crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press. TCU questiona dados do Iprev

No DF, 318 pessoas estão inelegíveis por causa de contas rejeitadas

Publicado em Eixo Capital, Notícias
Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

O TCU enviou ao TSE a lista de pessoas com as contas rejeitadas que estão inelegíveis. No DF, são 318. Entre os listados, nomes conhecidos em casos de indícios de irregularidades, como o ex-reitor da UnB Timothy Mulhohand, o ex-secretário de Trabalho Wigberto Tartuce (foto), o ex-PM João Dias, e o empresário Mauro Dutra. No país inteiro, são 7.351 inelegíveis.

Secretário de Saúde vai prestar esclarecimentos na Câmara

Em meio a um debate sobre a criação da CPI da Pandemia, Osnei Okumoto, confirmado na semana passada como secretário de Saúde, topou participar de uma audiência com os deputados distritais. Será por teleconferência, nesta quarta-feira. A Câmara aprovou um requerimento para a ida de Osnei, de autoria do deputado Fábio Félix (PSol). O presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), pediu aos parlamentares que encaminhem os questionamentos que desejam fazer durante o encontro para que Okumoto possa prestar os esclarecimentos. Ele reassumiu o cargo depois que o antecessor, Francisco Araújo Filho, foi preso preventivamente e denunciado por peculato, no âmbito da Operação Falso Negativo.

Nem com 13 assinaturas

Mesmo que o PSB consiga convencer o deputado José Gomes a assinar o requerimento para criação da CPI da Pandemia, dificilmente a investigação será iniciada. Os 13 votos não serão suficientes para furar a fila das CPIs e a articulação dos governistas.

Cota para trans

Tramita na Câmara Legislativa um projeto de iniciativa do deputado Fábio Félix (PSol) que garante reserva de vagas de emprego para pessoas autodeclaradas trans, travestis, transexuais e transgêneros. Empresas que recebem incentivos fiscais ou que mantenham contrato ou convênio com o Poder Público do Distrito Federal deverão contratar pessoas trans na proporção de no mínimo 5% do total de seus empregados.

Só papos

“Vocês não pararam durante a pandemia. Vocês não entraram naquela conversinha mole de ‘fique em casa, que a economia a gente vê depois’. Isso é para os fracos”

Presidente Jair Bolsonaro,
em discurso para produtores rurais no Mato Grosso

“Bolsonaro, ‘fraco’ é presidente que se elege fugindo de debates. Fraco e covarde”

Deputada federal Érika Kokay (PT), pelo Twitter

Mandou bem

A 10ª edição do boletim produzido pelo Observatório de predição e acompanhamento da epidemia Covid-19 (PrEpidemia), da Universidade de Brasília (UnB), divulgada na semana passada, apontou uma desaceleração na transmissão da doença no Distrito Federal.

Mandou mal

Chegou a segunda onda na Europa: mais da metade dos países do bloco registrou aumento de casos de covid-19 e média semanal ultrapassou 300 mil novos infectados, maior do que no 1° pico da pandemia em março. OMS alerta para risco de aumento de mortes em outubro e novembro.

Enquanto isso…
Na sala de Justiça

A composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foi atingida pela pandemia do novo coronavírus. Três conselheiros já sabatinados pela CCJ do Senado esperam há meses pela deliberação do plenário. Um deles é o promotor de Justiça Moacyr Rey Filho, chefe de gabinete da procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, indicado para o assento do Ministério Público do DF no CNMP em novembro do ano passado. Outros dois integrantes estão na mesma situação: Ediene Lousado, para vaga do Ministério Público Estadual e o juiz Paulo Marcos de Farias, indicado pelo STF. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) entrou com uma ação de descumprimento de preceito constitucional no STF, questionando a demora do Senado, apontada como um “bloqueio deliberado”.