DF passa a ter Programa Guardião Responsável de pets

Compartilhe

Coluna Eixo Capital publicada em 26 de julho de 2027, por Ana Maria Campos

Entrou em vigor a lei que institui o Programa Guardião Responsável. A nova norma estabelece direitos e deveres de tutores e protetores de animais domésticos no Distrito Federal. A iniciativa do deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa, tem como propósito estimular a adoção consciente, reduzir casos de abandono e maus-tratos e ampliar os serviços públicos de proteção animal. De acordo com a nova legislação, tutores e protetores devem preservar o bem-estar físico, psicológico e ambiental do animal sob sua guarda, além de realizar vacinação e tratamentos veterinários adequados. A medida estabelece, ainda, que o conhecimento de qualquer ato de crueldade ou abandono deve ser denunciado às autoridades. O projeto foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), com vetos parciais.

…………………………………………………………..

Campanha em defesa da mulher
A Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ) lançará na próxima terça-feira a campanha Homem de Verdade Protege a Mulher. O objetivo é conscientizar os homens sobre a proteção da mulher e combate à violência doméstica. “Serão realizadas ações de conscientização em locais de grandes aglomerações de pessoas — rodoviárias, feiras, escolas e palestras”, afirma o titular da SEFJ, Rodrigo Delmasso.

Adolescentes negras violadas dentro de casa
Segundo os dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2023 registrou recorde nos registros de estupro: quase 84 mil casos, ou uma vítima a cada seis minutos, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. Como nos últimos anos, a maioria das vítimas era do sexo feminino (88,2%), negras (52,2%) e tinham no máximo 13 anos (61,6%). Quase sempre elas foram violadas por familiares ou conhecidos (84,7%) e os abusos ocorreram dentro de casa (61,7%).

……………………………………………………………………….

Demora no atendimento
O Ministério Público de Contas do DF pede providências para melhorar o atendimento da radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga. Em representação, há um alerta de longas filas, risco de suspensão do contrato de manutenção e falta de pessoal. “A radioterapia, quando realizada tempestivamente, é curativa. Equivale a dizer que, ao contrário, a intempestividade na adoção de medidas pode tirar desses pacientes a chance de cura e sobrevida, com melhor qualidade”, afirma o MP de Contas.

………………………………………………………

Dia do motociclista sem cerol no DF
Comemorado em 27 de julho, neste ano o Dia do Motociclista conta com uma acelerada especial para quem se desloca sobre duas rodas no DF. Está em vigor desde março a Lei 7.469/2024 que proíbe o cerol e estabelece as áreas para a prática da pipa na capital. A lei que teve amplo apoio do ex-deputado distrital Claudio Abrantes, atual secretário de Cultura e Economia Criativa, é de autoria dos parlamentares Wellington Luiz (MDB) e Chico Vigilante (PT).

Agora no Senado
A luta agora é para que lei de semelhante teor seja aprovada no Senado, levando mais segurança para todo o País. “Mais uma vez estou lutando, trabalhando junto ao Senado, promovendo reuniões com os senadores sobre o tema, para que as pistas de todo o país fiquem livres dessa ameaça”, enfatizou Claudio Abrantes. O PL 339/2024, da deputada federal Nilda Gondim (MDB-PB), já foi aprovado na Câmara dos Deputados.

……………………………………………………..….

Saber a hora de parar
Com a decisão do presidente Joe Biden de desistir da candidatura à Presidência da República, o ex-secretário de Educação Rafael Parente fez uma reflexão nas redes sociais sobre a hora de desistir de um projeto. “Desde a infância, somos condicionados a ver a desistência como um fracasso. Mas a vida nos ensina que ser resiliente não significa nunca desistir. Resiliência, persistência e determinação são qualidades admiráveis, mas sabedoria de verdade é saber quando é hora de mudar o rumo. Grandes líderes entendem que desistir pode ser um ato de bravura e discernimento. Saber parar permite reavaliar estratégias, buscar novas oportunidades e, crucialmente, preservar a integridade e a saúde mental. É um sinal de maturidade e autoconhecimento”, analisou. Parente registrou candidatura ao Palácio do Buriti em 2022, mas não chegou a concorrer. Iniciou a campanha, participou de debates, mas sentiu que o melhor caminho era adiar o projeto. “Parar não é sinônimo de fraqueza, mas de força, inteligência e autoconhecimento. É um ato de libertação que nos permite seguir em frente com mais leveza e propósito”, acredita.

Uma década: 3,7 milhões de processos
Há 10 anos, em 25 de julho de 2014, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) dava início a uma mudança na tramitação dos processos judiciais. Nesse dia, o primeiro processo eletrônico era recebido pelo sistema PJe. Dez anos depois, já são 3.750.000 processos tramitando eletronicamente na Justiça local.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder

À queima-roupa: “Faremos as reparações históricas”, diz conselheira do CNJ sobre mulheres na Justiça

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux À queima-roupa, com a juíza Renata Gil, conselheira…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Homenagem ao Cerrado hoje no Eixão

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux Hoje é dia de celebrar o Domingo do…

1 dia atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

“O sistema público de saúde está em colapso”, diz presidente do Sindicato dos Médicos do DF

À Queima Roupa com Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do DF Por Ana…

3 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Ibaneis aposta em novos hospitais para o DF

Por Ana Maria Campos — Em meio às obras espalhadas por todo o Distrito Federal,…

3 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Denúncias contra Silvio Almeida devem cair nas mãos de promotores do DF

Por Ana Maria Campos — Se ficarem comprovadas as denúncias envolvendo o ex-ministro dos Direitos…

4 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF
  • Notícias

STJ julga desobstrução da orla do Lago

Por Ana Maria Campos — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga, hoje, ação rescisória…

5 dias atrás