Bolsonaro e Lula
Bolsonaro e Lula Heuler Andrey e Mauro Pimentel/AFP Bolsonaro e Lula

Desqualificar a Lava-Jato gira em torno da polarização política

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A tentativa de desqualificar a Operação Lava-Jato interessa a tanta gente que é difícil apontar quem mais se beneficiaria com esse retrocesso no combate à corrupção. Alguém tem dúvida, por exemplo, de que o presidente Jair Bolsonaro deseja a anulação das condenações de Lula na Lava-Jato? O ex-presidente é o melhor adversário de Bolsonaro na disputa à reeleição.

Aglutina novamente o antipetismo em torno dos bolsonaristas. Da mesma forma que, para Lula, Bolsonaro é melhor adversário. São os extremos. Eles não querem dar espaço para um candidato moderado. Essa tática funcionou bastante no Distrito Federal, quando havia uma guerra entre o PT e Joaquim Roriz, sem espaço para uma terceira via.

Cirurgias suspensas

Para concentrar esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde do DF, a Secretaria de Saúde prorrogou novamente a suspensão das cirurgias eletivas, desta vez até 23 de agosto. Esses procedimentos estão suspensos desde 29 de junho, no momento em que o DF passava pelo pico da pandemia. Os hospitais públicos mantêm apenas cirurgias oncológicas, cardiovasculares e transplantes.

Cai presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa

O governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou Alessandro França Dantas da presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e Elisabete Ribeiro Alcântara Lopes do cargo de vice-presidente da entidade. No ato, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF, ontem. Não houve nomeação dos substitutos. A FAP-DF participa de parceria com a UnB em ações de combate ao novo coronavírus.

A pergunta que não quer calar….

A aproximação entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Michel Temer, convidado a chefiar missão humanitária do Brasil no Líbano, terá impacto nas votações de interesse do Executivo no Congresso?