Previdência
Câmara legislativa Minervino Júnior/CB/D.A Press placa da Câmara legislativa

Câmara discute suspensão de contas de luz, água e esgoto no DF

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A Ceb e a Caesb podem ficar três meses sem receita. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa aprovou, ontem, por meio de teleconferência, parecer ao projeto de autoria do deputado Fernando Fernandes (Pros) que suspende pelo prazo de 90 dias a cobrança das taxas de consumo de serviços públicos de luz, água e esgoto.

De acordo com a proposição, todos os consumidores residenciais e empresariais serão beneficiados. A cobrança das contas será feita pelas empresas em seis parcelas, começando no mês subsequente ao período da suspensão. A medida para facilitar a vida dos consumidores em meio à pandemia da covid-19 pode complicar a situação financeira das concessionárias.

Doenças pré-existentes

O DF chega a 1.762 mortes por covid-19. Desses, 86,2% apresentavam alguma comorbidade, sendo 61% decorrentes de distúrbios cardiovasculares.

Rock’n’Roller Coaster

Internado no Hospital Santa Helena com covid-19, o jornalista Jorge Eduardo postou ontem uma mensagem bem-humorada no Facebook: “Fico pensando em tudo. Em como um cara que andava cheio de álcool líquido e gel se contaminou. Já não importa. Evitei o quanto pude. Mas sempre estive cercado. Porque, como diz a música, ‘moro no Brasil, não sei se moro bem ou moro mal’. Morar aqui é viver em uma montanha russa, rodando em loopings muito loucos. Estilo a Rock’n’Roller Coaster, ao som do Aerosmith”.

Ainda hospitalizado, o chefe da comunicação do grupo Paulo Octávio está estável, medicado e sem febre. Apesar da melhora, adverte: “Não é uma gripezinha. Use a máscara”.

Lamento no Twitter

O ministro do TCU Bruno Dantas lamentou, pelo Twitter, a morte por covid-19 do filho do zelador de seu prédio em Brasília. Aos 41 anos, Eduardo Passos dos Santos, deixou um bebê de 1 mês. “Falei e prestei solidariedade a seu pai, que está destroçado”, disse. Segundo Bruno Dantas, houve demora na transferência para uma UTI. A Secretaria de Saúde respondeu que o estado era grave e ele teve todo “atendimento médico com suporte necessário”.

80 mil testes

No fim de semana, o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) conseguiu zerar a fila de 3,8 mil exames RT-PCR pendentes de resultado para detectar casos suspeitos da Covid-19. O Lacen atingiu a marca de 80 mil testes liberados desde o início da pandemia, em março.

Novo prédio do IML

A Polícia Civil do DF não pode reclamar de falta de prestígio no governo de Ibaneis Rocha. Entre os investimentos liberados na atual gestão, está a concorrência para construção do novo prédio do Instituto de Medicina Legal (IML), com valor estimado de R$ 40,2 milhões. O edital de licitação foi lançado na última sexta-feira.

Só papos

“A gente só pode lamentar, né? Já falei que já perdi três amigos para essa doença”

Vice-presidente Hamilton Mourão

“A culpa pelos 100 mil brasileiros mortos pelo coronavírus é de quem minimizou o impacto do vírus, relativizou o problema e fantasiou a cura. A culpa é de quem está fazendo muito menos do que deveria. Bolsonaro não ama quem você ama. Não seja como ele”

Deputado distrital Leandro Grass (Rede)