ISA STACCIARINI
A taxa de desemprego no Distrito Federal diminuiu 18,5% pelo segundo mês consecutivo. São 7 mil pessoas a menos sem emprego na capital federal. Em julho eram aproximadamente 297 mil moradores desempregados. Em agosto o índice baixou para 290 mil. De junho para julho o percentual já tinha baixado para 18,9%. O setor que mais empregou foi o de serviços, principalmente nas áreas de informática, comunicação, atividade administrativa, científica e técnica.
O grupo 1, que reúne as regiões administrativas de mais alta renda (Brasília, Lago Sul e Lago Norte), teve uma taxa de desemprego de 7,3% e o grupo 3, que concentra regiões de renda mais baixa (Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Paranoá, São Sebastião, Santa Maria e Recanto das Emas), registrou uma taxa de 22,2% de pessoas sem vínculo empregatício. Já o grupo 2, com regiões intermediárias (Gama, Taguatinga, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Guará e Cruzeiro), apresentou 15,3% de desemprego.
Para o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lúcio Rennó, os números demonstram uma melhora nas expectativas.”Começamos a vislumbrar uma tendência de melhoria do mercado econômico, principalmente do mercado de trabalho e, agora, vamos continuar acompanhando os dados nesse momento importante de crise e recessão, mas que dá sinais de respiro”, destacou.
Ele ressaltou, ainda, que o mercado de trabalho no Distrito Federal domina na área de serviço e administração pública que demandam um perfil economicamente altamente qualificado. “O saldo é positivo com criação de quatro mil empregos, apesar das oscilações”, acrescentou.
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O presidente do Iphan, Leandro Grass, se submeteu no fim de…