6EC17850-DB37-483B-BF02-DB4D14563B18

Desembargador George Lopes Leite, 70 anos, morre de covid-19

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A covid-19 levou um respeitado integrante da comunidade jurídica de Brasília. O desembargador George Lopes Leite, 70 anos, morreu hoje (30/03), às 19h38, em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. Ele estava internado no Hospital DF Star e seu quadro se complicou.

 

A família foi comunicada da morte encefálica no começo da tarde. Depois de todos os protocolos médicos, o óbito foi confirmado. Todos os órgãos pararam de funcionar agora à noite.

 

O magistrado e familiares se contaminaram há cerca de três semanas. Um filho e a nora se recuperaram, mas a esposa do desembargador, Jacira, continua internada. Ela está intubada na UTI.

 

Eles passaram mal na mesma época. Tiveram febre, dor de cabeça e falta de ar. O desembargador e a mulher foram intubados no Hospital Santa Helena, na Asa Norte, e seguiram o tratamento. Como o estado de saúde não evoluiu, eles foram transferidos pela família para o DF Star.

 

Natural de Mossoró (RN), George Lopes Leite ingressou na magistratura em agosto de 1988. Em outubro de 2006, foi promovido por antiguidade a desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Antes de virar juiz, ele foi procurador do Distrito Federal.

 

Juiz de carreira

No TJDFT, ele era integrante da 1 ª Turma Criminal. Como juiz, atuou na Vara de Execuções Criminais, atual Vara de Execuções Penais. Em novembro de 1997, foi removido para a 2ª Vara de Delitos de Trânsito de Brasília, transformada em Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

 

Foi presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis-DF), membro e ouvidor-geral do TRE/DF, além de ter integrado a Comissão Apuradora no Referendo Sobre Comércio de Armas em 2005.

 

Luto oficial 

Os colegas e amigos estão abalados. O presidente do TJDFT, Romeu Gonzaga Neiva, suspendeu todas as sessões marcadas para hoje (30/03) e decretou luto oficial de três dias.


Na sessão do Pleno, haveria uma homenagem ao desembargador Mário Machado que está se aposentando. Mas a solenidade foi remarcada para a próxima terça-feira (06/04).

 

O desembargador Roberval Belinati disse que George era um amigo e um juiz digno. “O Desembargador George Lopes Leite entra nos anais da história como um dos grandes magistrados da República. Cumpriu com dignidade, seriedade e honradez a missão que recebeu de Deus. Sempre foi solidário e generoso. Na área criminal, aplicava as menores penas possíveis aos infratores. Serviu ao país até os últimos momentos de sua vida. Honrou a toga. Deixa saudade”, disse.

 

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lamentou a morte do magistrado. “Perdi um grande amigo, o Judiciário e a sociedade um grande magistrado, a família um marido e pai carinhoso e dedicado”, afirmou Ibaneis.

 

Ele também tinha respeito de integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O ex-procurador-geral de Justiça do DF Leonardo Bessa afirmou: “O TJDFT perde um magistrado exemplar, um humanista. Perda irreparável para familiares , amigos, para o Poder Judiciário e para  Brasília”.

 

A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, disse que George Lopes Leite era um grande defensor dos direitos humanos e individuais. “Conheci o desembargador George Lopes no começo de minha carreira, ainda como promotora de Justiça adjunta. À época, como juiz na área de execução penal, tornou-se amplamente reconhecido pelo respeito aos direitos individuais e humanos no sistema prisional. Tive muito seu apoio quando ainda estudava a central de alternativas penais e, desde então, nos tornamos parceiros” conta Fabiana.

 

“A notícia de seu falecimento traz grande tristeza para todas as pessoas que tiveram o privilégio de sua convivência. Uma perda irreparável para os amigos, familiares e para o sistema de Justiça”, acrescentou Fabiana Costa.

 

O procurador de Justiça Chico Leite, ex-deputado distrital, também lamentou a perda de um magistrado comprometido: “Fazia do trabalho com o direito uma maneira  de cuidar das pessoas. Perdemos uma grande alma, um profissional comprometido com a causa”.

 

O criminalista Cleber Lopes foi aluno de George Lopes Leite e depois colega no Uniceub onde ambos davam aula. Ele conta que aprendeu muito com o magistrado nas aulas, na faculdade e no tribunal e lamentou a morte do amigo. “O Desembargador George foi advogado exitoso, professor de tantas gerações, um juiz de elevado saber jurídico e dotado de um humanismo que sempre equilibrava os julgamentos no Tribunal. Todos tinham nele a esperança de uma palavra de conforto, de uma solução humana, sem perder de vista a ciência jurídica. Perdemos todos”, disse Cleber Lopes.

A Associação dos Procuradores do DF divulgou nota de pesar pelo falecimento desembargador George Lopes Leite. “Hoje perdemos um grande magistrado, um grande professor, um homem verdadeiramente comprometido com o próprio significado da justiça. O desembargador George Lopes Leite era muito admirado e querido por todos, magistrados, advogados e servidores. Expresso meus mais sinceros sentimentos a seus familiares neste momento de profunda dor, pedindo a Deus que console seus corações”, ressalta o presidente da APDF, Renato Guanabara Leal de Araújo.

 

“O Desembargador George Lopes Leite sempre abrilhantou a comunidade jurídica do Distrito Federal com sua alegria, docilidade e inteligência” destaca o ex-presidente da APDF e atual diretor jurídico, Carlos Augusto Valenza Diniz.