Higienização
ônibus escrito Esplanada e com placa de uso obrigatório de máscara Ana Rayssa/CB/D.A. Press ônibus escrito Esplanada e com placa de uso obrigatório de máscara

Descumprimento de higienização dos ônibus preocupa o MPDFT

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A força tarefa do Ministério Público do DF formada para fiscalizar as ações de combate à pandemia do novo coronavírus tratou ainda da dificuldade de interlocução com as concessionárias do transporte público. De acordo com os promotores, já foram expedidos cerca de 880 autos de infração pelo GDF por conta do descumprimento de higienização dos veículos pelas empresas de ônibus.

Absolvida

Quase 11 anos depois da deflagração da Operação Caixa de Pandora, a empresária do ramo de tecnologia Cristina Boner comemora o fim do processo em que era acusada de improbidade administrativa envolvendo contratação com o Governo de Brasília, em 2010. Ela foi absolvida por unanimidade pela 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça em 24 de junho deste ano e o MP comunicou que não vai recorrer da decisão. Cristina havia sido acusada pelo delator do suposto esquema de corrupção, Durval Barbosa.

Internado

Fernando Jorge Caldas Pereira, dono do instituto de pesquisas O&P Brasil, está internado no Hospital Santa Lúcia em estado grave. O sociólogo que trabalhou com os ex-governadores Rodrigo Rollemberg (PSB) e Maria de Lourdes Abadia, é mais um caso de contaminação por covid-19, com complicações por comorbidades. Força, Fernando Jorge.

Risco de faltar dinheiro

O secretário de cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, anda preocupado com a aplicação da Lei Aldir Blanc no DF. Há muita expectativa do setor de que o dinheiro vai tirar os artistas da crise. Mas o cobertor, na sua avaliação, pode ser curto. “O governo federal ainda não sinalizou o montante que virá. O que temos, por enquanto, são projeções não oficiais”, lamenta.

Enquanto isso, a pasta está organizando uma força-tarefa para cruzar todos os dados dos beneficiários e evitar que a simplificação dos cadastros dê margem a fraudes. O secretário convidou oficialmente o Tribunal de Contas do DF e o Ministério Público a compor o comitê consultivo que a Secretaria montou para acompanhar a aplicação da lei.

Só papos

“Lembra do governador petista do Piauí, Wellington Dias, aquele que financiou o mensalinho do Twitter? Ele teve a casa visitada pela PF hoje (ontem), em apuração de supostos desvios e superfaturamento de contratos na Secretaria de Educação”
Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

“Denunciamos o abuso de autoridade contra Wellington Dias e Rejane Dias como perseguição política, numa operação que tem quase três anos e deveria apurar fatos anteriores. Nem o governador nem a deputada são acusados de nada que justifique tais abusos”
Deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT