Deputado Rodrigo Delmasso
Deputado Rodrigo Delmasso Minervino Júnior/CB/D.A Press Deputado Rodrigo Delmasso com a máscara pendurada na orelha, com copo de água na mão e olhando para cima

Comecei a tomar cloroquina no mesmo dia, diz distrital Delmasso, diagnosticado com a covid-19

Publicado em Eixo Capital, Entrevistas
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

À QUEIMA-ROUPA

Vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos)

Na semana passada, você testou positivo para covid-19. Como está se sentindo?
Estou bem. Não tive nenhum sintoma até hoje.

Tem ideia de como se contaminou?
Não tenho ideia. Tenho tomado todo cuidado possível. Minhas reuniões são todas por videoconferência, não estou fazendo nenhuma visita presencial. Tenho ficado em casa. No dia 13 de julho tinha testado negativo e nove dias depois testei positivo.

Acredita que o uso de máscara impede o contágio?
Não impede, mas reduz as possibilidades. Por isso, sempre uso máscaras. Inclusive agora, no período de isolamento, tenho usado máscara dentro de casa para diminuir a possibilidade de contágio do restante da minha família.

Está tomando cloroquina?
Sim, comecei no mesmo dia em que o laudo demonstrou ter detectado covid-19 no meu organismo.

Você é autor de um projeto que muda as regras de escolha para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do DF, dando o poder à Câmara Legislativa para definir um nome para a vaga destinada a auditor quando não houver ninguém no páreo. Pretende concorrer, se a proposta de Emenda à Lei Orgânica for aprovada?
Não serei candidato a esta vaga. Vale lembrar que o TCDF é um órgão auxiliar do Poder Legislativo, de quem é a titularidade do Controle Externo. A Proposta não muda a regra, mas sim cria uma situação transitória em um caso excepcional, ou seja, se não existir auditor que cumpra os requisitos constitucionais caberia ao titular do controle externo, a Câmara Legislativa, a indicação da vaga, com o compromisso de na próxima vaga pertencente à Câmara a indicação de um auditor caso tenha algum que atenda os requisitos.

Acredita que a Câmara escolheria um de seus integrantes?
A escolha precisa obedecer critérios objetivos, estabelecidos na legislação. Se algum membro do Poder Legislativo, sem contar comigo, quiser, terá que atender os critérios estabelecidos na Constituição e na Lei Orgânica do DF.

Você ainda pretende disputar a Presidência da Câmara?
Qualquer deputado distrital gostaria de ser Presidente da Câmara. Acredito que o meu momento passou. Gostaria de permanecer na vice-presidência para terminar todos os projetos que iniciamos e que são visíveis os resultados.

Apoiaria a reeleição de Rafael Prudente?
O deputado Rafael Prudente tem feito uma excelente Gestão Administrativa e Política da Casa. Mesmo sendo do mesmo partido do governador, muitas vezes tem se colocado ao lado dos deputados. Individualmente apoiaria sim, mas a decisão caberá também ao meu partido até porque somos dois deputados na CLDF. Internamente estou construindo isso.