ANA VIRIATO
A sessão para votação do projeto que cria o Instituto Hospital de Base mal começou e o clima no plenário da Câmara Legislativa já está muito tenso. Deputados contra e a favor da iniciativa do Executivo batem-boca e trocam agressões. Pessoas na tribuna também xingam os parlamentares, o que gerou a suspensão temporária da sessão, retomada poucos minutos depois.
A primeira confusão foi protagonizada pelos deputados Wellington Luiz (PMDB) e Lira (PHS). Este último criticou a presença das ex-deputadas Arlete Sampaio (PT) e Maninha (PS0l), junto aos sindicalistas, ao afirmar que estava claro o viés e uso político dos sindicatos. O peemedebista rebateu as críticas de Lira. “É importante anotar a contribuição de cada um para a saúde. Nós, da CPI da Saúde, por exemplo, tivemos que divergir de vossa excelência, que nos envergonhou com o relatório final”, disparou Wellington.
Ao começar a discursar, Raimundo Ribeiro (PPS) ouviu da galeria diversos gritos com menções à Operação Drácon. O parlamentar é réu de uma ação penal por conta das denúncias. “Quem entende de Drácon é Rodrigo Sobral Rollemberg, que a idealizou, e, por razões de laços de infância, conseguiu montar isso”, acusou Raimundo.
Pessoas que ocupam a tribuna começaram a xingar os parlamentares de “ladrões”, principalmente durante o discurso de Raimundo Ribeiro. O presidente da Câmara, Joe Valle (PDT), disse que, se o coro continuasse, ele iria suspender ou até encerrar a sessão. O chefe do Legislativo pediu que a segurança fosse até a tribuna para controlar a situação. A sessão chegou a ser suspensa por cinco minutos.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…