Renan Lisboa/Agência CLDF - Ed Alves/CB/DA.Press
Por Ana Maria Campos — Esse projeto vai provocar debates acalorados: o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) quer conceder ao ex-presidente Jair Bolsonaro o título de cidadão honorário de Brasília. O deputado apresentou o projeto de decreto legislativo que prevê a homenagem e justificou: “Bolsonaro foi e continua sendo o presidente mais amado pelo povo do Distrito Federal de todos os tempos”. Para aprovar o texto, será necessário o voto de 13 dos 24 deputados. Detalhe: o Pastor Daniel de Castro é integrante da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa e, com certeza, não vê nenhuma responsabilidade do ex-presidente no episódio.
—————-
Cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, escalou o 02 da pasta, Ricardo Cappelli, para as tratativas com o governo do Rio na investigação sobre o assassinato dos médicos na Barra da Tijuca. O mérito por eventuais acertos é de toda a equipe. Um desgaste fica mais distante de Dino.
—————-
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, tem participado da novena a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, na Catedral Metropolitana de Brasília. A oração, que tem reunido milhares de pessoas, está sendo realizada durante as missas das 19h00, e será concluída no próximo dia 11 pelo Frei Gilson, de São Paulo, hoje um dos sacerdotes mais conhecidos do país. Mayara participou da missa de quinta-feira à noite, ao lado do desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, e de sua esposa Rosângela Belinati.
—————-
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) nega que esteja pensando em migrar para o MDB. Ele diz que foi à convenção do partido representando o PSDB, a pedido do presidente nacional, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele também afirma que o PSDB não ficou sem a liderança no Senado depois que o partido teve uma redução da bancada. O que a legenda deve perder, segundo a assessoria do senador, é a sala e parte da estrutura. Antes de pensar em mudar de partido, Izalci precisa analisar o cenário para 2026.
—————-
Um dos deputados que representaram o DF na Assembleia Nacional Constituinte, Augusto Carvalho disse que não foi à comemoração no Congresso nesta semana pelos 35 anos da Constituição porque não foi convidado e nem estava sabendo da sessão solene. Presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), ele anda afastado da política partidária e no dia do evento esteve no Rio, em compromisso com outras entidades que discutiam o fortalecimento da previdência complementar no país.
—————-
O Trattoria da Rosario, do chef Rosario Tessier, restaurante premiado no Encontro Gastrô 2023 como melhor italiano, mostrou ontem que atende todos os gostos. Numa mesa, almoçava o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro, com a mulher, Fernanda Figueira. Do lado de fora, em raro momento de descontração, o fotógrafo Ricardo Stuckert, longe do chefe, o presidente Lula, que se recupera de uma cirurgia no quadril.
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…