Por Ana Maria Campos — Esse projeto vai provocar debates acalorados: o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) quer conceder ao ex-presidente Jair Bolsonaro o título de cidadão honorário de Brasília. O deputado apresentou o projeto de decreto legislativo que prevê a homenagem e justificou: “Bolsonaro foi e continua sendo o presidente mais amado pelo povo do Distrito Federal de todos os tempos”. Para aprovar o texto, será necessário o voto de 13 dos 24 deputados. Detalhe: o Pastor Daniel de Castro é integrante da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa e, com certeza, não vê nenhuma responsabilidade do ex-presidente no episódio.
—————-
Cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, escalou o 02 da pasta, Ricardo Cappelli, para as tratativas com o governo do Rio na investigação sobre o assassinato dos médicos na Barra da Tijuca. O mérito por eventuais acertos é de toda a equipe. Um desgaste fica mais distante de Dino.
—————-
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, tem participado da novena a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, na Catedral Metropolitana de Brasília. A oração, que tem reunido milhares de pessoas, está sendo realizada durante as missas das 19h00, e será concluída no próximo dia 11 pelo Frei Gilson, de São Paulo, hoje um dos sacerdotes mais conhecidos do país. Mayara participou da missa de quinta-feira à noite, ao lado do desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, e de sua esposa Rosângela Belinati.
—————-
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) nega que esteja pensando em migrar para o MDB. Ele diz que foi à convenção do partido representando o PSDB, a pedido do presidente nacional, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele também afirma que o PSDB não ficou sem a liderança no Senado depois que o partido teve uma redução da bancada. O que a legenda deve perder, segundo a assessoria do senador, é a sala e parte da estrutura. Antes de pensar em mudar de partido, Izalci precisa analisar o cenário para 2026.
—————-
Um dos deputados que representaram o DF na Assembleia Nacional Constituinte, Augusto Carvalho disse que não foi à comemoração no Congresso nesta semana pelos 35 anos da Constituição porque não foi convidado e nem estava sabendo da sessão solene. Presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), ele anda afastado da política partidária e no dia do evento esteve no Rio, em compromisso com outras entidades que discutiam o fortalecimento da previdência complementar no país.
—————-
O Trattoria da Rosario, do chef Rosario Tessier, restaurante premiado no Encontro Gastrô 2023 como melhor italiano, mostrou ontem que atende todos os gostos. Numa mesa, almoçava o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro, com a mulher, Fernanda Figueira. Do lado de fora, em raro momento de descontração, o fotógrafo Ricardo Stuckert, longe do chefe, o presidente Lula, que se recupera de uma cirurgia no quadril.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…