ANA MARIA CAMPOS
O deputado distrital Guarda Jânio (Pros) precisou ser intubado nesta tarde (02/08) no Hospital DF Star, devido a uma piora no estado de saúde. Ele está internado desde a semana passada com covid-19.
Ele tinha previsão de alta para está segunda-feira, mas teve uma regressão no quadro ontem. Hoje a situação piorou ainda mais. Após a realização de exames, os médicos constataram o comprometimento pulmonar de 65%.
A equipe médica do hospital DF Star optou pela realização do procedimento, com objetivo de dar mais conforto ao parlamentar e possibilitar uma melhor recuperação da capacidade respiratória.
Com a redução da capacidade respiratória, nesta manhã, ele foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou a receber ventilação não-invasiva (VNI). Mas não foi suficiente e foi intubado.
Guarda Jânio, de 55 anos, tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca contra covid-19, com previsão de receber a segunda em setembro.
Ele é sargento da Polícia Militar do DF reformado e no primeiro mandato como deputado distrital. Suplente do deputado Fernando Fernandes (Pros), que se licenciou para assumir a administração regional de Ceilândia, Jânio assumiu o mandato em junho.
O distrital ficou conhecido pela defesa da paz no trânsito em Taguatinga, onde era carinhosamente chamado de “guarda” pelas crianças.