Por Ana Maria Campos — Ao participar de agenda com a governadora em exercício, Celina Leão (PP), o deputado federal Júlio César (Republicanos-DF) fez um discurso contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tratou de descriminalização de maconha para quem porta até 40 gramas da droga.
“A gente não pode perder mais jovens para as drogas, para a marginalidade. A gente viu, recentemente aí, que liberaram as drogas no nosso país. Um absurdo o que fizeram. Quarenta gramas de maconha dá para fazer quase 120 cigarros, né? E se isso não for tráfico, nós estamos perdidos”, afirmou o deputado que tem base evangélica.
O parlamentar vai integrar a comissão na Câmara dos Deputados criada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para analisar a PEC 45, de 2023, que criminaliza o porte e a posse de todas as drogas, em qualquer quantidade.
“Nós vamos derrubar essa medida que o STF colocou, porque nós não podemos permitir que a maconha seja liberada no nosso país. Então, esse é o nosso trabalho, porque nós precisamos, sim, valorizar os nossos jovens”, acrescentou.
——
Em audiência pública da Comissão do Esporte do Senado que debatia a proibição do uso de linhas cortantes para quem solta pipas, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou ontem que vai lutar pela aprovação de projeto de lei que prevê a criminalização do armazenamento, transporte ou comercialização desse tipo de produto.
——
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges/DF) adote providências urgentes para sanar a falta de medicamentos voltados ao tratamento de pacientes com câncer. A corte deu um prazo de 30 dias para que o Iges/DF resolva a questão.
A decisão, de 3 de julho, também determina que o instituto apresente, no mesmo prazo, um relatório detalhando a quantidade de médicos radiologistas lotados no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e a produtividade mensal do serviço de radiologia nos últimos cinco anos.
Outra medida determinada pela Corte é a aquisição de um acelerador linear, que é um equipamento de alta tecnologia usado na radioterapia, outro tipo de tratamento contra o câncer. Ao analisar os serviços prestados pelo Iges/DF aos pacientes com câncer, o TCDF constatou o desabastecimento de 9,36% dos insumos. O relator é o conselheiro Renato Rainha (foto).
——
O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez aniversário ontem. Ele fez 53 anos e comentou a data nas redes sociais: “Sou muito grato à nossa cidade, ao que ela me proporcionou, aos amigos, à família e pela advocacia. Sou especialmente grato por poder cuidar e governar o Distrito Federal”. E acrescentou: “Que este novo ano seja repleto de prosperidade para que eu continue a luta pela população do DF. Contem sempre comigo”.
——
Um prédio de senadores na 309 Sul ganhou um puxadinho oficial, na calçada, em área pública. É uma guarita para a segurança dos moradores. Pode isso?
——
Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara Legislativa, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) disse que vai representar à Polícia Civil do DF, ao CADE, ao Procon e à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor contra o que considera aumento abusivo dos postos de combustível no DF. “Recentemente, foi autorizado um aumento de 20 centavos sobre a gasolina pura, combustível que é composto de 27% de álcool, o que representa 14 centavos. Mas, de forma abusiva, os postos aumentaram 30 centavos tanto na gasolina quanto no álcool. No caso do álcool, não havia qualquer justificativa para esse reajuste”, aponta.
——
Na próxima terça-feira, a Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Finanças, vai promover uma audiência pública para debater a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2025 (PLOA/2025). Será uma espécie de orçamento participativo, em que a população terá condições de apresentar sugestões e reivindicações para a distribuição dos investimentos. A reunião será transmitida ao vivo pelo YouTube (@seecgdf). Quando finalizado, o PLOA 2025 será enviado à Câmara Legislativa até 15 de setembro.
——
“O PT é grande demais para tratar os outros partidos com respeito e pequeno demais para ganhar sozinho. Mão de gigante não faz carinho em pequenos”
Ex-governador e ex-senador Cristovam Buarque (DF), presidente regional do Cidadania
——
“O PT tem plena consciência da importância de isolar a extrema direita. Tanto é que, pela primeira vez na história, não lançará candidatura própria na maior cidade do país. Além de São Paulo e de outras capitais, o PT apoiará candidato de outro partido no Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do Brasil e berço do bolsonarismo. Não reconhecer isso ou é falta de compreensão da realidade ou é má vontade com quem liderou a frente ampla em 2022”
Deputada federal Érika Kokay (PT-DF)
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…