O chamado “Palacinho” do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a sede administrativa onde são realizadas as sessões de julgamento do Pleno e do Conselho Especial, foi reinaugurado nesta tarde (15/01) em solenidade com a presença de autoridades convidadas e magistrados.
A cerimônia marcou a entrega da segunda e última etapa da reforma do prédio.
Inaugurado em 12 de abril de 2002, o “Palacinho” estava interditado desde 2019. As obras da última fase começaram em setembro de 2024. Foram investidos R$ 8.238.272,37.
Para o presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, a reinauguração do “Palacinho” conclui um longo e trabalhoso processo. “A partir de hoje, o TJDFT passa a usufruir dos esforços que exigiram planejamento, responsabilidade administrativa e compromisso com a nossa história, a preservação e a funcionalidade do patrimônio púbico, além da manutenção do padrão arquitetônico do DF”, afirmou.
As melhorias incluem climatização, prevenção contra incêndio, rede de TI e adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros do DF. Jardins internos e externos foram revitalizados com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), preservando a harmonia arquitetônica do conjunto projetado por Oscar Niemeyer.
Segundo o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, “o resultado que ora se entrega é um Palacinho inteiramente revitalizado, compatível com os mais elevados padrões de infraestrutura judiciária, e que honra o compromisso desta Casa com a eficiência, a segurança e o respeito ao patrimônio público”.
A governadora em exercício do DF, Celina Leão, ressaltou que o TJDFT é uma instituição perene, premiada e reconhecida como um dos melhores tribunais do país e que a “reforma faz jus à grandeza do TJDFT e ao céu mais bonito do Brasil”.
Com informações do TJDFT.
Fotos: Divulgação/Rafael Victor
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…