Deco prende servidor que fraudou concurso da Secretaria de Saúde

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco) prendeu hoje (08/12) mais um suspeito de integrar a Máfia dos Concursos. Américo Gonçalves Pereira Júnior foi preso quando chegava para trabalhar nesta manhã no Hospital de Santa Maria. Investigação da Operação Panoptes apontou indícios de que ele integrava a organização criminosa liderada por Hélio Ortiz como aliciador de candidatos e fraudou o próprio concurso na Secretaria de Saúde. Foi aprovado em quinto lugar como técnico administrativo.

O servidor já tinha sido alvo da primeira fase da Operação Panoptes, em agosto, quando foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento. Com o surgimento de novos indícios e inconsistências em seu depoimento, ele teve a prisão preventiva decretada pela Vara Criminal e do Tribunal do Juri de Águas Claras, onde tramitam as denúncias sobre a Máfia dos Concursos.

Porteiro do prédio em que morava Bruno Ortiz, um dos líderes da organização, Américo aliciava candidatos, como indicam interceptações telefônicas. O caso envolve a primeira colaboração, por denúncia anônima, que apontou previamente fraude no concurso da Secretaria de Saúde e que Américo seria aprovado. Foi o que aconteceu.

Conversas interceptadas na investigação entre Américo e Bruno Ortiz tratam de pagamentos feitos por candidatos. Há ainda um diálogo em que ele alicia uma pessoa interessada em passar em concurso.