Debate sobre sobras eleitorais pode ser retomado hoje no STF

Compartilhe

Por Ana Maria Campos — Na pauta de hoje do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) está o julgamento do processo que discute as sobras eleitorais que pode mudar a configuração das bancadas na Câmara dos Deputados. No DF, o resultado pode dar posse ao ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na vaga hoje ocupada por Gilvan Máximo (Republicanos-DF). Rollemberg tem dois votos favoráveis, dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Ricardo Lewandowski votou pela procedência da demanda do PSB, mas com modulação: a mudança só valeria para a próxima eleição, o que beneficia Gilvan e os outros seis deputados federais que já exercem mandato e foram atingidos pela resolução do TSE agora questionada. Há quem aposte que o julgamento não será concluído hoje. Pode ser que nem seja reiniciada a análise, uma vez que o primeiro item da pauta é o processo que discute se freiras podem usar hábito na foto da carteira de habilitação, com a leitura do relatório e realização das sustentações orais.

Direito de dizer não

A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), Marcela Passamani, ficou bastante animada com o contato feito pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) para parceria na segurança aos foliões no carnaval. A iniciativa foi pensada por meio da projeção que o programa Direito Delas vem alcançando. O programa foi lançado em novembro para atender mulheres, idosos, crianças e vítimas de crimes graves, e vai estampar camisetas e materiais gráficos com a arte “É Direito Delas Dizer Não”. A OIM foi responsável por confeccionar os produtos e servidores da Sejus estarão nos blocos de carnaval para atendimento a todos os cidadãos que precisarem de apoio. O slogan do programa recebeu um acréscimo e pular carnaval na capital do país será no ritmo e arranjo de “Todas as pessoas têm o direito de romper com o ciclo da violência. Sejam elas brasileiras, migrantes ou turistas. Esse é o Direito Delas”.

Cumprimento de amigos

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, deu um carinhoso abraço na nova ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Vera Lúcia de Araújo Santana. Os dois se conhecem há muitos anos e tinham um amigo em comum: o advogado e ex-deputado federal Sigmaringa Seixas, que morreu em dezembro de 2018.

Cotação

Uma reunião de líderes da oposição vai definir a relatoria do projeto que estabelece mandatos para ministros do STF. Um dos nomes cotados é a senadora Tereza Cristina (MS), líder do PP no Senado. Mas ela ainda não disse que topa.

Pedido de auditoria

O Fórum Permanente de Oposição, composto por PT, PSol, PCdoB, PSB, Rede Sustentabilidade e PDT, apresentou Representação ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por conta de falhas no Metrô-DF. No texto, esses partidos pleiteiam que seja instaurada investigação sobre a ausência de investimento do Distrito Federal no Metrô-DF, apurando-se a responsabilidade dos gestores tanto na correta aplicação das verbas pública disponíveis, quanto na ausência de entrega de um serviço público eficiente para toda população do Distrito Federal.

Primeiro Lide de 2024

O primeiro evento do Lide em Brasília neste ano está marcado para ocorrer em 22 de fevereiro, com o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior. O almoço, organizado pelo empresário Paulo Octávio, reunirá líderes empresariais no Lago Sul.

Mosquitos geneticamente modificados

O deputado distrital Rogério Morro da Cruz (sem partido) propõe uma nova arma contra a dengue: os mosquitos geneticamente modificados. O que seria isso? Segundo o distrital, esses mosquitos alterados em laboratório têm o potencial de reduzir drasticamente a população do Aedes aegypti, por meio de mecanismos que incluem a esterilização e inutilização do inseto. Experiências em outras cidades, como Indaiatuba (SP), mostraram resultados impressionantes, com reduções de até 96% da população de mosquitos e de 99% nos casos de dengue.

Só Papos

“Com a coragem que os tempos exigiam, Michel Temer foi capaz de realinhar a política externa brasileira com sua vocação universal, com seus princípios e valores fundamentais, e, acima de tudo, com o objetivo primordial de colocar a ação externa a serviço de todos os brasileiros”

Deputado Iolando (MDB), autor do projeto que concede o título de cidadão honorário de Brasília ao ex-presidente Michel Temer

“Michel Temer é um notório golpista e é assim que ele entrou para a história. Ele não é confiável. E também é responsável por parte da crise que estamos vivendo. Foi ele o responsável pela mudança nos preços da Petrobras, levando o preço do combustível às alturas. Retirou direitos dos trabalhadores. Idealizou o teto de gastos que retirou dinheiro da saúde”

Deputado Gabriel Magno (PT),
líder da minoria na Câmara Legislativa, ao votar contra a homenagem a Temer

thaysmartins

Posts recentes

  • Eixo Capital

Coronel da PM do DF minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…

12 horas atrás
  • Eixo Capital

Coronel minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni  Um áudio…

17 horas atrás
  • CB.Poder

Bug em app foi decisivo para PF obter detalhes do plano de golpe

Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Moraes ameaça multar presidente da CPI do 8/1 em R$ 50 mil

Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…

2 dias atrás
  • CB.Poder

PF acessa celular de homem-bomba e apreende telefone de ex-companheira

Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Eleições
  • Notícias

Por determinação da Comissão Eleitoral da OAB-DF, Cleber Lopes se retrata, mas mantém promessa de isentar a anuidade de jovens advogados

ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…

5 dias atrás