84876F55-C7D6-47E1-911A-2F98D95375CD

Cúpula do PT quer candidatura de Leandro Grass ao governo do DF

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Eleições, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

Em reunião nesta manhã (11), o deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da campanha do ex-presidente Lula e vice-presidente nacional do partido, apresentou a petistas do Distrito Federal a orientação da cúpula: o candidato da federação PT-PV-PCdoB deve ser o deputado distrital Leandro Grass (PV).

 

A orientação é de que seja atendido o pleito do PV, partido aliado nacionalmente do PT, de ter candidatura própria no Distrito Federal. Brasília é a única unidade da federação pleiteada pelo PV que está fechado com o PT e com o PCdoB em todos os estados.

 

Participaram da reunião na Câmara dos Deputados com Guimarães o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, a deputada distrital Arlete Sampaio, a deputada federal Erika Kokay, o ex-deputado Ricardo Vale e os pré-candidatos do PT ao Palácio do Buriti, Rosilene Corrêa e Geraldo Magela.

 

Marcado para começar sexta-feira (13), o encontro do PT-DF está mantido. Serão discutidas as listas de candidaturas para deputados distritais e federais, estratégias eleitorais e os nomes para a chapa majoritária.

 

Por enquanto, os petistas de Brasília não fecharam uma posição. “Temos unanimidade de que a candidatura ao governo deve ser do PT. Mas não temos unidade sobre qual será o nome”, afirma Jacy Afonso.

 

A direção nacional já avisou que, sem consenso sobre a candidatura do PT-DF, fica fortalecida a diretriz de atender o PV e abraçar a candidatura de Leandro Grass ao Buriti.

 

Falta ainda uma definição oficial, para que a militância possa começar a se mobilizar. O registro da candidatura só ocorre em agosto, mas os partidos querem começar a trabalhar a pré-campanha para enfrentar o governador Ibaneis Rocha (MDB) que concorrerá à reeleição numa ampla frente de partidos.