ANA MARIA CAMPOS
A CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa aprovou nesta manhã (15) requerimento de convocação do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), para oitiva pela comissão. A data ainda não foi marcada, mas o depoimento deve ser agendado para abril.
O deputado Fábio Felix (PSol) foi autor do requerimento para convocação do militar. “O general Heleno foi citado várias vezes por alguns dos golpistas que são investigados como alguém que estimulou (os atos)”, justificou o distrital.
Os membros da CPI aprovaram também a convocação do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. “A requisição da oitiva do Sr. Oswaldo Eustáquio, apoiador de Jair Bolsonaro, se faz necessária por se tratar de jornalista, blogueiro e influencer que incentivou e participou diretamente de atos de questionamento ao resultado das eleições, que são objeto de investigação. Tendo, inclusive, entre suas pautas o pedido de intervenção federal, para impor à força a permanência de Bolsonaro no poder”, justificou Félix no requerimento.
Outros depoentes que serão convidados são: Rubem Abdalla, Alexandro Lermen e Diego Albs, apontados como possíveis financiadores dos atos golpistas e dos acampamento em frente ao QG do Exército.
A CPI vai pedir ainda o comparecimento do General Carlos José Russo Assumpção, então Secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e do Tenente-coronel Paulo Jorge Fernandes, então Comandante do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP).
Entre os requerimentos aprovados hoje está também o que pede a quebra dos sigilos bancário e fiscal das pessoas jurídicas WS Promoções Eirelli, Azê Mídia Ltda., Layout Propaganda Ltda. e Look Painéis.
Veja o Cronograma de depoimentos para abril:
04/04 – Jovacir Xavier empresário;
04/04 – Adauto Lúcio;
13/04 – Coronel Cíntia;
20/04 – tenente-coronel Paulo José (PMDF);
20/04 – Fábio Augusto Vieira – Ex-comandante da PMDF
27/04 – Alan Diego dos Santos (tentativa de explosão do caminhão no aeroporto);
27/04 – George Washington (tentativa de explosão do caminhão no aeroporto).