Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha Minervino Júnior/CB/D.A Press. Ibaneis Rocha

Covid-19: Decreto impedirá atendimento de pacientes do Entorno no DF

Publicado em GDF, Notícias

O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve assinar, nesta quinta-feira (14/5), um decreto para impedir que pacientes do Entorno com covid-19 sejam atendidos na rede pública de Saúde da capital federal.

Historicamente, pacientes da região buscam apoio nas unidades do DF. Mesmo antes da pandemia, o governador já tinha defendido a necessidade de políticas mais fortes para a Saúde no Entorno para evitar sobrecarga no Distrito Federal.

O documento não está pronto e a equipe técnica debate os detalhes do texto.

De acordo com com integrantes do Executivo local, o GDF tenta, sem sucesso, há duas semanas um acordo com Goiás para apresentar maneiras de colaborar com o estado vizinho sem que isso provoque problemas no atendimento na capital federal.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde afirma que a decisão de Ibaneis causa estranheza e que havia diálogo entre as pastas em busca de cooperação.

“O Secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino, tem mantido diálogo constante com o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, no sentido de assistir à população do entorno do DF, no que tange assistência em UTI e apoio diagnóstico. Inclusive, Ismael Alexandrino já havia minutado um Termo de Cooperação, que seria assinado até sexta-feira”, diz o texto.

Casos

Dados disponíveis no portal do município de Valparaíso de Goiás (GO), por exemplo, mostram que os cincos casos mais recentes da doença na cidade foram diagnosticados no Distrito Federal.

A Secretaria de Saúde do município não informou quantos testes para covid-19 estão disponíveis. Segundo a pasta, uma reunião entre as autoridades da cidade e a Secretaria de Saúde do DF está marcada para a tarde desta quinta-feira.

O encontro, segundo a Secretaria, será para “esclarecer alguns pontos e continuar atuando juntamente com o DF em parceria para o enfrentamento do novo coronavírus”, informou em nota. O município tem 51 casos confirmados e uma morte.

Colaborou Hellen Leite