O Governo do Distrito Federal começará a fazer testes rápidos de coronavírus em profissionais das áreas de saúde e segurança pública a partir de sábado (11/4). Inicialmente, oito mil servidores passarão pelos exames para detectar a Covid-19.
Atualmente, há mais de mil profissionais dessas áreas afastados das funções por apresentarem sintomas ou terem tido contato com pessoas infectadas com o vírus.
O GDF anunciou, recentemente, a compra de 150 mil testes rápidos, além de um processo para adquirir mais 150 mil exames. Profissionais da saúde têm prioridade por lidarem diretamente com a doença e serem fundamentais no combate a epidemia.
No caso das forças de segurança, pesa o fato de os servidores permanecerem nos postos de trabalho e nas ruas mesmo com a disseminação do vírus. Há casos confirmados de militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
O sargento da PM Romildo Pereira foi o quinto morto por causa do coronavírus no DF na semana passada. Ele tinha 50 anos e apresentava comorbidades.