Acidentes de trânsito no DF
Acidentes de trânsito no DF Acidentes de trânsito no DF

Isolamento reduz acidentes de trânsito no DF

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

As medidas de restrição e isolamento contribuíram para queda no número de acidentes de trânsito no Distrito Federal, segundo levantamento da Seção de Delitos de Trânsito (SDT) do Instituto de Criminalística (IC) entre os dias 11 de março e 2 de abril. A análise das perícias revela que o número de acidente com vítimas na semana posterior ao fechamento do comércio — de 22 a 28 de março — ficou em 35 casos, queda de 64% em relação à semana anterior. A restrição de abertura de lojas e estabelecimentos começou em 20 de março.

Relaxamento

Nas duas últimas semanas, no entanto, o número voltou a crescer, apesar de se manter abaixo do total apurado no mesmo período em anos anteriores. De 29 de março a 4 de abril, foram 69 acidentes periciados, 97% a mais do que na semana anterior. Segundo a análise, os dados apontam que o fluxo de veículos voltou a crescer e que houve um relaxamento no cumprimento das medidas, o que se refletiu no aumento de chamados e casos.

Em primeiro lugar, mas em queda

Uma pesquisa feita com base na geolocalização de aparelhos celulares mostrou que o Distrito Federal segue como a unidade da federação em que as pessoas mais respeitam o isolamento social. De acordo com o levantamento da empresa de tecnologia In Loco, 56,47% dos brasilienses ficaram em casa na terça-feira (7). Os números mostram que parte considerável da população da capital compreendeu a necessidade das medidas de restrição, mas que também houve retrocesso. Em medição de 22 de março, a taxa tinha chegado perto dos 70%. Segundo a Secretaria de Saúde, o crescimento dos casos de coronavírus no DF está abaixo do esperado e o isolamento é fundamental para esse resultado.

Risco

Por outro lado, há uma parcela dos cidadãos que segue sem compreender a importância de ficar em casa e evitar a transmissão do novo coronavírus. O Brasil está próximo das mil mortes causadas pela doença, mas há quem insista em se posicionar totalmente contra o isolamento. Ontem, além de uma manifestação no Eixo Monumental, chamou a atenção uma mulher que circulou por Águas Claras com um carro de som. Ela afirmava que a Covid-19 é só uma gripezinha e conclamava os moradores a saírem de casa.

Fique em casa

Para alertar a população, o Executivo local tem utilizado várias formas de comunicação: placas, campanhas de publicidade e até mensagens de celular. Nesta semana, vários brasilienses receberam um SMS com o seguinte texto: “O GDF reforça a importância do isolamento social contra o coronavírus, evitando a contaminação em massa da nossa população. Fique em casa”.

Receio

Bolsonaro e aliados têm pressionado o governador Ibaneis Rocha (MDB) a afrouxar as medidas de restrição na capital. Na visão deles, o DF poderia servir de exemplo para o país e iniciar um movimento de relaxamento. Isso ficou claro em uma conversa privada entre ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Osmar Terra (MDB), flagrada e divulgada pela CNN Brasil. No diálogo, no entanto, Terra também frisa que Ibaneis está com receio de flexibilizar o isolamento e isso ter reflexo no número de casos. O emedebista foi um dos primeiros a tomar medidas duras para conter o avanço da Covid-19. Até agora, a decisão dele de decretar as restrições se mostrou correta e o aumento de casos no DF está abaixo do esperado.

 

Só papos

“Decisão acertada do STF ao impor limites aos arroubos autoritários do presidente. Todas as maneiras de impedir que esse irresponsável coloque o povo em risco são importantes neste momento.”

Fábio Felix (PSol), deputado distrital

“O Ministro Alexandre de Moraes colocou a Constituição Federal de quarentena (ao decidir que estados têm autonomia para decidir sobre medidas de distanciamento). Cada um decide o que bem entende. É o caos jurídico.”

Bia Kicis, deputada federal