Controlador-geral do Distrito Federal do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), Henrique Ziller foi indicado por Ronaldo Caiado (DEM) para assumir o órgão fiscalizador do estado de Goiás.
Henrique Ziller é servidor de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU) e fundou entidades da sociedade civil organizada, como o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). Licenciou-se do cargo de auditor para assumir a Controladoria-Geral do DF em 2015.
Em 2018, pediu exoneração a Rollemberg para tentar, pelo PSB, uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa do DF. Com 8.317 votos na eleição de 2018, Ziller não se elegeu. Em 2014, ele já havia tentado um mandato de distrital.
A expectativa é de que o novo Controlador-Geral de Goiás chegue à capital goiana na próxima semana, quando retornará de viagem a São Paulo. A equipe que trabalhou com Ziller e implementou programas de controle social, como o Controladoria na Escola, deve seguir junto com o socialista na nova empreitada.
Também indicado por Caiado, o ex-diretor do Instituto Hospital de Base Ismael Alexandrino assumiu a Secretaria de Saúde de Goiás, neste mês. Ele foi um dos responsáveis pela troca do modelo de gestão do maior hospital público da capital federal, o que foi visto com bons olhos pelo novo governador goiano.
“Foi uma surpresa, não havíamos conversado antes. Ele entrou em contato comigo essa semana e me disse que quer aplicar uma recomendação da União sobre compliance, buscando a prevenção dos rombos. Para os outros projetos eu terei de ver o tamanho da equipe e a viabilidade de aplicar no estado”, conta Ziller.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Diante do debate sobre a conduta de magistrados, a coluna Eixo…
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Três dias após a morte de Odette…
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Os casos recentes de feminicídio e…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A Caixa…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Em meio…
ANA MARIA CAMPOS O engenheiro civil Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos, morreu na noite…