Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press
Por nove votos a quatro, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu arquivar nesta terça-feira (12) o processo disciplinar apresentado por deputados do PL contra a deputada federal Érika Kokay (PT).
O relator Bruno Ganem (Podemos/SP) se manifestou favorável ao arquivamento.
Érika e outras cinco deputadas tiveram um embate com deputados do PL durante a discussão em plenário sobre o marco temporal das terras indígenas.
As deputadas chamaram de assassinos os deputados que defenderam que a partir da Constituição os indígenas não teriam mais direito pelas terras não demarcadas.
As representações foram apresentadas contra as deputadas Célia Xakriabá (Psol-MG), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Juliana Cardoso (PT-SP). O PL sustenta que as parlamentares quebraram o decoro parlamentar.
Em sua defesa, Érika afirmou: “Atacar os direitos dos povos indígenas é um ataque a nossa brasilidade. Nós temos sangue indígenas nas nossas veias, não podemos ter o sangue indígena nas mãos. Por isso, nós nos posicionamos e continuamos nos posicionando contra o marco temporal, em defesa dos povos indígenas”,
Erika lembrou também da Marcha das Mulheres Indígenas que acontece essa semana em Brasília.
Juliana Cardoso (PT/SP) e Talíria Petrone também tiveram seus processos arquivados. As representações contra Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e Célia Xacriabá (PSOL/MG) foram retiradas de pauta devido a ausência dos respectivos relatores. Já a representação contra Fernanda Melchionna (PSOL/RS) aguarda apreciação.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…